Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Tradução simultânea do Google Assistente já está no ar e entende português.

Em seu celular, você possui ferramentas que as vezes podem te salvar inclusive aumentar seus conhecimentos! Na Consumer Electronics Show (CES) no comecinho do ano, a Google apresentou uma ferramenta do Assistente capaz de fazer tradução simultânea entre línguas. Chamado de “modo intérprete”, ele é compatível com até 27 línguas, sendo que traduz todas elas entre si (no anúncio, […]

Publicados

em

Em seu celular, você possui ferramentas que as vezes podem te salvar inclusive aumentar seus conhecimentos!

Na Consumer Electronics Show (CES) no comecinho do ano, a Google apresentou uma ferramenta do Assistente capaz de fazer tradução simultânea entre línguas. Chamado de “modo intérprete”, ele é compatível com até 27 línguas, sendo que traduz todas elas entre si (no anúncio, a suspeita é de que apenas seria compatível do e para o inglês).

O programa já está disponível em aparelhos que tenham o Google Assistente instalado. De acordo com postagem oficial da empresa, você pode usar o sistema em alto-falantes da linha Google Home, ou qualquer outro device que tinha o Assistente, como smartphones e tablets.

Embora ele faça a tradução de todas estas línguas, incluindo o português, nosso idioma não é capaz de dar início à tradução, já que o assistente não entende o comando. Assim, é preciso que seu app esteja programado também para entender inglês, francês, alemão, italiano, japonês ou espanhol.

Leia Também:  Instagram anuncia ferramenta que é cópia do BeReal

A tradução, na verdade, acontece pelo app do Google Tradutor. A ferramenta foi atualizada com uma nova aba chamada de “conversa”, que permite esta tradução simultânea. Assim, o modo mais fácil de se chegar a esta função é apenas baixando o app.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Contudo, caso você queira usar a ferramente pelo Assistente, basta seguir os seguintes passos. Primeiro, adicione uma segunda língua que entenda o comando inicial de tradução.

Caso você não saiba como fazer isso no seu smartphone, vá em:

  • Configurações do Google

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

  • Depois em Pesquisa, Assistente e Voice;

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

  • Na aba de Google Assistente, toque em Configurações;

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

  • Em seguida, vá na parte Assistente e toque em idiomas;

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

  • Você pode adicionar o que preferir para dar início ao sistema.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Com isso configurado, você já pode dar início à ferramenta apenas pelo comando de voz. Para isso:

  • Diga “Ok, Google”;
  • Use um comando de voz para começar (na segunda língua que você escolheu). Veja algumas sugestões em inglês: “Be my Italian interpreter”, “Help me speak Spanish”, “Turn on interpreter mode”.
  • Nisso, o sistema vai abrir o tradutor. Nas bolas laterais, você pode escolher as línguas que gostaria que o sistema entenda e traduza. Ao tocar na do meio, ele vai começar a ouvir quaisquer das línguas.

Foto: Wagner Wakka/Canaltech

Além de mostrar a tradução em texto na tela, o sistema também solta a tradução pelo alto-falante do seu smartphone. Caso você esteja usando um smart speaker, basta dizer um comando como “pare” ou “saia” para que a tradução seja pausada.

Leia Também:  UE cobra de Musk mais moderadores no Twitter

Fonte: Google Support

Colunista Galera Notícias: Douglas Rick
Diretor – Criartweb

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

Publicados

em

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Leia Também:  Netflix derruba preços das assinaturas em mais de 30 países

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA