Prefeito aderiu ao Minas Consciente
Presidente da câmara defende programa próprio de combate a pandemia e abertura do comércio

Mesmo com todos os esforços no combate ao covid-19 em Alpinópolis, os casos não param de crescer e assustam a população. Para se ter uma ideia na última quarta-feira foram registrados 20 casos na cidade.
Na nova atualização do Minas Consciente, mostra que o município entrou em sua pior fase do corona vírus desde o início da pandemia. Sendo os números de casos assustadores, chegando ao topo de casos confirmados em apenas um dia. Alpinópolis, entrou na onda vermelha, na micro e macroregional, não deixando escolha ao prefeito Rafael Freire, que soltou um decreto na última terça feira, onde o mesmo alega que irão seguir as ondas e o protocolo do Minas Consciente. Dessa maneira a partir do dia 16/01/2021, apenas o comércio essencial deverá funcionar na cidade de Alpinópolis.
A orientação do presidente da câmara municipal, Alex Cavalcante é que o munícipio crie seu próprio programa de enfretamento e que as regras sejam estabelecidas sem lesar ninguém.
” O empresário esta pagando caro pela pandemia. Sugerimos que o munícipio crie suas próprias regras e deixe o programa Minas Consciente. Cada cidade tem uma realidade diferente. Talvez aumentar o rigor, mas não fechar as portas. Exigir o uso de máscaras, álcool em gel, limite de pessoas nos estabelecimentos pode contribuir tanto no enfrentamento da pandemia quanto na funcionalidade do comércio. Me preocupa com a vida, perdi uma tia para o Covid-19 no ano passado e sei o quanto dói, mas também preciso defender os empresários e isso que faremos. ” Finalizou o presidente.
A população é fundamental no controle ao vírus, o uso de máscara deve ser intensificado e as fiscalizações contínuas, pois se não houver de fato um trabalho ostensivo e funcional, haverá colapso na saúde pública e infelizmente vários óbitos da doença.
De acordo com as informações do Fundo Nacional de Saúde o munícipio de Alpinópolis recebeu mais de 1 milhão e 600 mil reais do Ministério da Saúde para enfreamento da pandemia.


GERAL
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis

ALPINÓPOLIS (MG) – Dois homens foram condenados pelo Tribunal do Júri na comarca de Alpinópolis, nesta quarta-feira (2), pelo assassinato brutal de um homem de 31 anos, ocorrido em dezembro de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, no bairro Vila Betânia, diante de sua esposa e filhos.
Segundo informações da Justiça, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e golpes de faca. Chegou a ser socorrida e levada para a Santa Casa de Alpinópolis, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa de Passos, onde permaneceu internada por vários dias, mas não resistiu aos ferimentos.
Julgamento
O julgamento teve início por volta das 9h no salão do Tribunal do Júri, instalado no Fórum Lázaro Brasileiro. A sessão, que durou até a 1h da madrugada do dia seguinte, foi conduzida pelo juiz Clayton Santos Teixeira, que classificou o julgamento como o mais longo de sua carreira em tempo contínuo.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa. Os réus foram defendidos pelos advogados Ricardo Alexandre Lima e Juliano Paiva (Presidente da Ordem dos Advagados em Alpinópolis), enquanto a promotora Larissa Brizola atuou na acusação dos assassinos.
Um dos condenados já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas e tentativa de homicídio; o outro tinha registros por delitos de menor potencial ofensivo. Após análise do conselho de sentença, os réus foram considerados culpados. O juiz determinou pena de 16 anos em regime fechado para um dos autores, e 14 anos também em regime fechado para o outro, sem direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de sábado, 16 de dezembro de 2023. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria se envolvido em uma discussão com três homens enquanto frequentava um clube com a família, horas antes do ataque.
Já em casa, por volta das 20h15, dois homens em uma motocicleta invadiram a residência e atacaram a vítima. Um dos agressores efetuou disparos, sendo um deles no tórax, enquanto o outro desferiu golpes de faca na cabeça da vítima. Eles fugiram logo em seguida.
A esposa, de 22 anos, presenciou o crime e relatou os fatos à PM. A vítima foi inicialmente socorrida por familiares e levada à Santa Casa de Alpinópolis, sendo transferida em estado grave para Passos, onde ficou internada na UTI até falecer.
Na ocasião, a Polícia Militar chegou a conduzir um terceiro suspeito, de 18 anos, para o quartel, mas ele foi ouvido e liberado. As investigações foram conduzidas pela Polícia Civil, que também esteve no local do crime com a perícia técnica.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Brasil aposta na responsabilidade social para liderar a cadeia global do lítio
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Araxá e Codemge fazem acordo
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
EuroChem e Prefeitura de Serra do Salitre investem R$ 2,6 milhões em segurança pública
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Heliponto do HC inaugurado em Uberaba
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fraude em Câmaras de 12 cidades
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Preço do leite cai em Minas