Informação
Passos entra na “Onda Vermelha”
MINAS CONSCIENTE
Por Valéria Faleiros
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, recorreu hoje pela manhã às redes sociais para anunciar que a partir das 22 horas desta quarta-feira, 20, a cidade adota postura mais severa em relação ao enfrentamento da Covid-19. O município aderiu ao Plano Minas Consciente, do Governo de Minas Gerais, e com isso, entra para a fase chamada de “Onda Vermelha” que permite o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais. A medida deve se estender por um prazo de nove dias.
A decisão foi tomada após reunião entre os prefeitos da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) e levou em consideração a alta taxa de ocupação dos leitos destinados aos pacientes da Covid-19 nos hospitais da região.
Os prefeitos se reuniram nesta terça-feira e juntos decidiram pela adesão ao “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. O plano tem a finalidade de orientar os municípios na retomada segura das atividades econômicas e é baseado em dados econômicos e de saúde pública. Considera ainda as taxas de ocupação dos leitos destinados a Covid-19 nos hospitais que são referência no tratamento da doença.
Dos municípios integrantes da AMEG, quinze se encontram enquadrados na “Onda Vermelha”. São eles: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra e Vargem Bonita. Para esses, a recomendação do presidente da Associação é de que seja adotado decreto municipal para restringir o funcionamento das atividades econômicas e comerciais.
Em vídeo postado no Facebook, o prefeito Diego Oliveira pediu a compreensão da população de Passos e justificou a sua decisão. “Cidadão passense, respeite o decreto, obedeça o que vai estar preconizado ali para que possamos fazer com que esses números absurdos que está a nossa UTI possam diminuir”, declarou.
No Boletim Epidemiológico publicado no final da tarde de hoje, a Santa Casa de Passos informou que 36% dos leitos de enfermaria e 113% dos leitos da UTI se encontram ocupados pelos pacientes da Covid-19. De domingo para cá, mais 20 leitos de outras especialidades foram colocados à disposição para o atendimento aos pacientes com diagnóstico positivo para o coronavírus.
Veja quais as atividades que podem funcionar na “Onda Vermelha”
PERMITIDO – Agropecuárias (plantio, colheita, cultivo e criação de animais); Alimentos (produção e comércio); Bancos, seguros, casas lotéricas e similares; Construção Civil (incluindo o comércio varejista de materiais de construção); Comércio Atacadista de madeiras, ferragens, ferramentas e materiais elétricos; Fábricas, produção e manutenção de energia elétrica, extração mineral e equipamentos industriais; Saúde (farmácias, produtos veterinários, clínicas e outros tipos de consultas); Telecomunicação, comunicação e imprensa; Transporte, Veículos e Correios; Comércio de Combustível e Gás Liquefeito; Comércio de Roupas e Acessórios para uso Profissional e EPI’s; Hotéis, Pousadas e afins; Atividades Jurídicas, Administrativas e Contábeis; Atividades de Vigilância, Segurança Privada; Educação Superior (somente aulas práticas de cursos de saúde com atendimento ao público).
NÃO PERMITIDO – Antiguidades e Objetos de Arte; Armas e Fogos de Artifício; Artigos Esportivos e Jogos Eletrônicos; Produtos Agrícolas, Plantas e Floriculturas; Móveis, Tecidos e afins; Departamento e Variedades; Livros, Papelarias, Discos e Revistas; Vestuário; Design e Decoração; Formação de Condutores; Jóias e Bijuterias; Salões de Beleza e Estética; Ensino Extracurricular; Atividades Fotográficas e similares; Representações Comerciais e Agentes do Comércio; Publicidade; Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas; Atividades Esportivas e Clubes Sociais; Agenciamento de Viagens e Serviços de Reservas; Atividades ligadas ao Patrimônio Cultural e Ambiental; Ensino Curricular (Educação Superior, Nível Técnico e Tecnólogo); Atividades de Recreação e Lazer; Ensino Curricular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); Aluguel de Objetos Pessoais e Domésticos; Eventos; Atividades de Recreação e Lazer; Cinema.
Foto: Prefeito de Passos, Diego Oliveira, atende recomendação feita pelo presidente da AMEG e lança decreto restringindo funcionamento do comércio.
#minas consciente #passos #onda vermelha
Informação
Retrospectiva 2021: entenda o que aconteceu neste ano tão imprevisível
O ano está acabando, mas ainda há tempo para fazer uma retrospectiva dos maiores acontecimentos de 2021, a começar pelo início da vacinação brasileira contra a covid-19 em Janeiro, possibilitando a volta a atividades que foram interrompidas por conta da pandemia. Neste mesmo mês, ocorreu também a invasão do Capitólio em Washington por apoiadores do ex-presidente americano Donald Trump, para forçar os parlamentares a não declararem a vitória do democrata Joe Biden, episódio que foi reprimido e considerado uma ameaça direta à democracia.
Em fevereiro, ocorreu a crise de oxigênio de Manaus, que resultou em uma sobrecarga de transferências hospitalares para regiões próximas e desencadeou a morte de milhares de pacientes, visto que o estado não possuía oxigênio para tratar os casos graves da doença – situação encaminhada ao Governo Federal com antecedência segundo o governador Wilson Lima . Durante tal situação, vários artistas se solidarizaram para doar os cilindros que os hospitais estavam precisando, além de providenciarem várias outras doações de materiais hospitalares na tentativa de sancionar o problema.
No mês seguinte, a notícia de que um navio cargueiro bloqueou o Canal de Suez, local onde passam os maiores navios cargueiros do mundo, fez com que o comércio mundial fosse bastante afetado ao provocar um engarrafamento de mais de 429 navios. Tal problema foi resolvido, mas deixou um prejuízo de aproximadamente 14 milhões de dólares e vários prejuízos -tanto para empresas quanto para a administração do canal.
Já em Maio, outra grande situação chamou a atenção mundial: os intensos conflitos da Faixa de Gaza pelo lado Israelense durante o mês sagrado muçulmano do Ramadâ e a resposta aos ataques pelo grupo palestino. Houve bombardeio de mísseis de ambos os lados, resultando em mais de 200 mortos e, após 11 dias, um cessar-fogo foi feito com mediação egípcia para que ambos possam manter-se estáveis. Nesse mesmo mês, o Brasil sofreu uma perda irreparável: a morte do humorista Paulo Gustavo, que estava internado por complicações com a covid.
Em Junho, um grande esquema foi montado em Goiás para a captura de um assassino em série, que estava aterrorizando moradores da região. Ele acabou sendo morto pelos policiais após 20 dias de intensas perseguições. Ainda neste mês, ocorreram protestos contra o atual governo em resposta às mais de 500 mil mortes pela covid-19 e pela defesa da vacinação.
No mês seguinte, o mundo parou o seu olhar para Tóquio, local onde estavam ocorrendo as Olimpíadas de 2020 e que encantou o mundo com o talento e brilho dos atletas. O Brasil alcançou seu maior desempenho da história na competição, acumulando 21 medalhas no total e ficando em 12° lugar na competição, tendo um desempenho espetacular também nas paralimpíadas, que aconteceram em Agosto, fazendo o Brasil atingir outra histórica marca: 22 medalhas no total, acabando em 7° lugar no geral e igualando a sua marca de Londres, em 2012. Vale ressaltar que o maior evento esportivo do mundo não aconteceu em 2020 pelo o fato da pandemia, sendo assim, adiado para 2021.
Em Setembro, o grupo extremista Talibã voltou ao poder no Afeganistão após a saída das tropas americanas da região e a Assembleia das Nações Unidas foi iniciada para debater vários assuntos presentes no mundo atual. Uma pauta que chamou bastante atenção foi a retirada das usinas de carvão do exterior por parte da China e a preocupação de vários países com a questão ambiental, assunto debatido com maior impacto na COP 26 em Novembro, sendo esta, a maior conferência climática do mundo. Neste mês, ainda ocorreu uma das maiores perdas para a música brasileira: a morte em uma queda de avião da cantora sertaneja, Marília Mendonça.
Por fim, dezembro chegou trazendo fortes chuvas na região Nordeste, atingindo mais fortemente a região da Bahia, provocando diversas enchentes que causaram a destruição de casas e a morte de mais de 18 pessoas. Outra pauta do mês foi a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos, onde após várias discussões, começará em janeiro. 2021 foi um ano diferente, onde ocorreram tragédias e conquistas. Que 2022 venha para trazer paz, esperança e auxílio a quem necessita.