ALPINÓPOLIS E REGIÃO
Primeira pessoa vacinada contra COVID-19 em Passos

Por Valéria Faleiros
Hoje pela manhã, foi vacinada na cidade de Passos a primeira pessoa contra a Covid-19, um passo muito importante no trabalho de combate a doença que impactou o mundo todo no último ano. Quem recebeu a primeira dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo, foi o médico Mário Neves Castro, de 80 anos, que atua na linha de frente do combate a Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos.
A vacinação ocorreu às 10h desta quarta-feira, no Ambulatório São Lucas, e o acontecimento foi acompanhado por vários funcionários do setor de Vacinação e Epidemiologia, além do prefeito Diego Oliveira, o vice Arlindo Nascimento , os vereadores Dirceu Soares, Francisco Sena e o presidente da Câmara Municipal, Alex de Paula Bueno.
De acordo com o setor de Epidemiologia, município de Passos já está preparado para dar início a vacinação contra a Covid-19, conta com um Plano de Contingência, e assim que nova remessa da vacina for recebida, a população deverá ser avisada para procurar as salas de vacinas e realizar a imunização.
Neste primeiro momento apenas os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 é que terão prioridade na vacinação. Quanto ao público com 60 anos ou mais, terão acesso a dose os que estão nos lares de idosos.
Após a imunização, Mário Neves declarou aos veículos de imprensa que estavam no local que se sentia muito honrado por ter sido escolhido para esse momento histórico na cidade de Passos. “Agradeço a Deus pela minha profissão, trabalhar na UPA é uma honra, pedimos a Deus que ilumine os cientistas que não mediram esforços para que essa vacina fosse feita tão rapidamente”, declarou o médico.
Crédito da Fotto: Assessoria de Comunicação PMP
#vacina #COVID-19 #Passos #gmaisbrazil.com.br


ALPINÓPOLIS E REGIÃO
Polícia Civil desmantela suposto esquema milionário de notas frias ligado a funcionário do Sindicato Rural

Polícia Civil deflagra Operação Contrafactual em Passos
Na manhã desta terça-feira, 07/10/25, a Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a uma investigação que apura desvio de recursos e uso de notas fiscais falsas em uma empresa cerealista de Passos.
A ação integra a Operação Contrafactual, instaurada para apurar indícios de apropriação indevida de valores que superam R$ 1,5 milhão, além da utilização de documentos fiscais sem respaldo em operações reais de compra e venda.
Segundo as investigações, o esquema envolvia a emissão de notas fiscais “frias” para justificar movimentações financeiras e manipulação de balanços, possibilitando o uso irregular de cheques e depósitos bancários. O caso também aponta para o envolvimento de um funcionário do Sindicato Rural (SINRURAL) de Passos, cuja atuação foi considerada essencial para a emissão dos documentos fiscais utilizados no esquema.
Como resultado das medidas cautelares, a Polícia Civil obteve o afastamento do referido funcionário de suas funções.
O nome da operação, Contrafactual, faz referência à estratégia dos investigados de criar uma realidade paralela — sustentada por notas fiscais e registros contábeis fictícios — para ocultar a inexistência de produção agrícola e justificar movimentações financeiras que, na prática, não correspondiam a negócios efetivos.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e outros materiais que servirão para aprofundar a apuração dos fatos.
“A investigação busca descontinuar um sistema que simulava operações rurais inexistentes para gerar lastro contábil falso e movimentar recursos de origem ilícita. Nosso objetivo é garantir que práticas fraudulentas como essa sejam identificadas e interrompidas, protegendo a competitividade do mercado e a sociedade”, destacou o delegado responsável pelo caso, Felipe Capute.
A investigação segue em andamento.
- O SINRURAL se manifestou oficialmente sobre o caso.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Café em Transformação
-
COLUNA MG1 dia atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
MG lança roteiro na Abav Expo 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres do Agro fortalecem união e liderança em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Tarifaço: Divinópolis entre as mais afetadas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Minas possui mais de mil eletropostos
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Conecta Com Minas mobiliza Indústria da Comunicação
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Licitação de R$ 71 milhões em Uberlândia