Passos
Secretário de Cultura se reúne com músicos de Passos
Por Valéria Faleiros
Uma reunião foi promovida na noite de ontem (08/02), pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Passos, para discutir assuntos relacionados aos artistas do segmento musical. A reunião ocorreu às 19h, no anfiteatro da Casa da Cultura, e contou com a participação de mais de 30 representantes.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Pedro Silva, o Pedrinho do Coliseum, o encontro marcou o início de um “Ciclo de Diálogos” programado para ocorrer durante todo o mês de fevereiro. A intenção é conhecer a realidade de cada segmento, quem são seus representantes, e as demandas de cada setor.
Depois dos músicos, a secretaria se reúne na próximaquarta-feira, dia 10, com os artistas da dança e cultura de rua; na sexta-feira, dia 12, com os profissionais do teatro, e assim segue com encontros agendados até o dia 22 de fevereiro abrangendo todas as classes artísticas.
“Queremos ouvir todas as classes e conhecer as demandaspara saber como a secretaria pode estar ajudando a fomentar cada segmento. Queremos responder de acordo com as necessidades”, declarou Pedrinho comentando que ficou surpreso com o grande número de participantes nesta primeira reunião.
PORTAL
Durante o encontro, foi informado aos participantes que a Secretaria de Cultura agora conta com portal vinculado ao site da Prefeitura Municipal de Passos, e também, criou uma conta no Instagram. Os novos canais de comunicação têm por objetivo estreitar o relacionamento com o público.
No portal da Cultura serão divulgados os serviços oferecidos pela secretaria, bem como notícias e eventos realizados pela pasta, divulgação dos espaços culturais na cidade, entre outro s. Há inclusive uma área de cadastramento dos artistas locais. Aliás, esta foi a primeirarecomendação de Pedrinho aos músicos, de que eles realizem o cadastro, pois é através dele que a prefeitura terá condições de conhecer o panorama artístico na cidade e trabalhar para o fomento do setor.
“ O cadastro é uma oportunidade dos artistas locais terem um microportal dentro do site da prefeitura onde vai poder colocar a sua agenda, fotos, formação, oportunidades. É uma forma de nós conhecermos os músicos e os artistas que nós temos e mais uma ferramenta de divulgação dos trabalhos”, explicou.
ORGANIZAÇÃO
Outra orientação dada pelo secretário é de que os músicos se organizem não apenas enquanto artistas, mas também na parte empresarial. “Alguns músicos da nossa cidade se organizaram artisticamente, mas não se organizaram como empresas. Muitos não apresentam CNPJ e com isso não conseguem pleitear novas oportunidades. A classe precisa se organizar para conseguir produzir, para ter acesso a recursos e leis de incentivo”, pontuou Pedrinho sugerindo que os músicos busquem se integrar às associações de artistas já existentes na cidade, ganhando força e representatividade.
O secretário destacou ainda que o movimento musical em Passos é muito forte, mas existem pontos frágeis no setor que precisam ser melhorados. Neste sentido, citou a falta de um Conservatório de Música para ajudar na formação dos profissionais, e a falta de festivais que promovam e lancem novos talentos.
Também mencionou as dificuldades de ordem financeira, alegando que os recursos disponíveis da Secretaria de Cultura são limitados. De acordo com o orçamento para o ano de 2021, a pasta conta com R$ 1,5 milhão para atender todas as ações e serviços neste ano.
“No fritar os ovos, o que nos sobra para contratação de artistas gira em torno de R$ 600 mil. Não consigo contemplar a todos, nem mesmo a maioria. Então, precisamos nos organizar, ter essa parte burocrática toda em dia, para as oportunidades que forem surgindo”.
Por fim, Pedrinho se mostrou disposto a dialogar e trabalhar em busca de novas oportunidades para os artistas de Passos, justificando que esse movimento inicial de reconhecimento do setor é de extrema importância, principalmente, considerando o atual momento vivido pela sociedade em decorrência da pandemia de Covid-19.
“Sei o quanto a pandemia foi prejudicial para a classe artística. Estamos no fundo do poço. Porém agora não é hora de ficarmos pisoteando uns aos outros, mas sim de nos ajudarmos, somarmos força para criarmos oportunidades juntos”, declarou o secretário pedindo que os músicos estabeleçam quais são as principaisdemandas e as apresente para a secretaria avaliar o que pode ser feito.
#cultura #passos #gmais
Geral
POLICIAIS FAZEM FESTA DE ANIVERSÁRIO PARA MENINO DE 5 ANOS QUE É FÃ DA PC
Desde os primeiros segundos de vida, todos nós passamos por experiências marcantes e intensas. A infância é a fase da nossa existência humana que colecionamos as melhores, e as vezes as piores também, memórias da nossa vida.
Para o pequeno e feliz, Bernardo Filipe da Silva que completou 5 anos de idade na tarde deste sábado (23/9) será inesquecível e a sua coleção de momentos certamente será cheia dessses instantes felizes. A mãe do menino, Thalita Grasiele Silva revelou que o filho sempre foi apaixonado pela polícia.
“Ele joga video game desde pequenininho e gosta muito dos policiais ajudando as pessoas e eliminando os malfeitores. Ele gosta tanto que vive falando que quer ser polícia. Ele tem um coração para o bem.” disse a mãe.
Com tanta paixão pelos policiais um amigo da família entrou em contato com a delegacia de Passos e pediu que eles pudessem fazer uma surpresa para o menino. Claro, que o pedido foi atendido e organizado pela delegacia regional. É lógico que também teve bolo, guaraná, presentes e amigos, além de muitas brincandeiras. O que também não faltou e marcou todos que estvam ali foi o sorriso no rosto do Bernardo, encantado com tudo que estava acontecendo naquela tarde iluminada pelo sol da primavera.
O delegado Paulo e os investigadores, Gustavo, Aline, Carlos, Rodrigo e Amílcar, foram os resposnavéis por essa inesquecivél celebração de aniversário.
Em vídeo gravado com exclusividade para o Portalgmais a investigadora contou como foi especial esse dia.
#policiacivil#criancafeliz#passos#portalgmais