Pesquisar
Close this search box.

Passos

DENGUE – Novo LiRAa de Passos é de 2,0%

Publicados

em

A Prefeitura Municipal de Passos, através do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), finalizou nesta quinta-feira (04/03) mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). Este é o segundo, de um total de três levantamentos que devem ser realizados durante o ano de 2021.  De acordo com o LIRAa de março, o  Índice de Infestação Predial  (IIP) na cidade é de 2,0%, considerado de médio risco para uma epidemia de dengue.
Conforme o NCZ, foram pesquisados 2.622 imóveis, 33 a mais do que no LIRAa de janeiro, sendo que em 2,0% do  total das amostras recolhidas, a equipe da Zoonoses encontrou  focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O LIRAa  foi realizado entre os dias 01 e 04 de março  por equipe com 61 Agentes de Endemias (AGE), 12 supervisores, e sete coordenadores no apoio.
A cidade de Passos foi dividida em seis áreas chamadas de estratos, dentre os seis, o que apresentoumaior problema  com os focos de dengue foi o estrato 1 composto pelos bairros: Dedé Veloso, Aclimação, Canadá, Canadá II, Embratel, Flamboyant, Jardim Itália, Serra Verde, Monsenhor Messias, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Parque da Fazenda, Recanto da Teka, Novo Horizonte, São Joaquim, Serra das Brisas e Vila Romana.

Leia Também:  Bolo queijadinha

JANEIRO
Em janeiro,  a administração municipal realizou o primeiro LIRAa da gestão 2021/2024, quando se deparou com um cenário preocupante em Passos. O levantamento apontou para um Índice de Infestação Predial (IIP) de 5,0%,  indicativo de um alto risco de epidemia de dengue.
Contudo, após adotadas medidas emergenciais com o objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, Passos conseguiu diminuir o LIRAa em três pontos percentuais, passando o IIP de 5,0% para 2,0%.

MUTIRÕES
Segundo o Núcleo de Zoonoses, a melhora rápida do cenário da dengue seria resultado de várias medidas adotadas pela prefeitura, entre elas, os mutirões de limpeza em vários pontos da cidade. Segundo o diretor de Saúde Coletiva, Thiago Agnelo Salum, foram recolhidas mais de 150 toneladas de materiais inservíveis com esse trabalho. A limpeza permitiu a retirada das residências de diversos moradores, terrenos particulares e áreas públicas, possíveis objetos e recipientes que poderiam se tornar criadourospara o Aedes aegypti.
“A diminuição do índice representa um impacto positivo obtido pelas ações desenvolvidas pelo NCZ concomitantemente com o Departamento de Limpeza Urbana , Fiscalização Urbanística”, declarou Thiago citando um outro ponto importante para a diminuição do índice de infestação em Passos, que seria uma nova visão por parte dos agentes de endemia sobre o trabalho desenvolvido por eles.
Passamos para os nossos agentes que além do trabalho de praxe, nós temos que trabalhar a eliminação dos focos do Aedes (criadouros) porque se você coloca o larvicida ali, mas se não elimina o criadouro, o foco continua”, explicou Thiago.
“Ainda estamos num momento de muito trabalho, com chuvas ocorrendo praticamente todos os dias e calor intenso. É o momento de reprodução de todas as espécies de mosquitos, dentre eles, o Aedes aegypti. Temos que ficar atentos na questão dessa eliminação dos focos”, reforçou o diretor de Saúde Coletiva dizendo que o combate à dengue é diário e se Passos quiser barrar um possível surto ou epidemia da doença é preciso dar continuidade aos trabalhos em andamento, de prevenção e mutirões de limpeza.

Leia Também:  Com LIRAa de 5.0%, Passos tem risco de uma nova epidemia de dengue

Por Valéria Faleiros

#dengue #gmais

Foto: Divulgação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Geral

POLICIAIS FAZEM FESTA DE ANIVERSÁRIO PARA MENINO DE 5 ANOS QUE É FÃ DA PC

Publicados

em

Foto: Rhanya Queiroz registra o pequeno Bernardo Felipe durante sua festa de 5 anos.

Foto: Rhanya Queiroz registra o pequeno Bernardo Felipe durante sua festa de 5 anos.

Desde os primeiros segundos de vida, todos nós passamos por experiências marcantes e intensas. A infância é a fase da nossa existência humana que colecionamos as melhores, e as vezes as piores também, memórias da nossa vida.

Para o pequeno e feliz, Bernardo Filipe da Silva que completou 5 anos de idade na tarde deste sábado (23/9) será inesquecível e a sua coleção de momentos certamente será cheia dessses instantes felizes. A mãe do menino, Thalita Grasiele Silva revelou que o filho sempre foi apaixonado pela polícia.

“Ele joga video game desde pequenininho e gosta muito dos policiais ajudando as pessoas e eliminando os malfeitores. Ele gosta tanto que vive falando que quer ser polícia. Ele tem um coração para o bem.” disse a mãe.

Com tanta paixão pelos policiais um amigo da família entrou em contato com a delegacia de Passos e pediu que eles pudessem fazer uma surpresa para o menino. Claro, que o pedido foi atendido e organizado pela delegacia regional. É lógico que também teve bolo, guaraná, presentes e amigos, além de muitas brincandeiras. O que também não faltou e marcou todos que estvam ali foi o sorriso no rosto do Bernardo, encantado com tudo que estava acontecendo naquela tarde iluminada pelo sol da primavera.

Leia Também:  Tráfico de drogas

O delegado  Paulo e os investigadores, Gustavo, Aline, Carlos, Rodrigo e Amílcar, foram  os resposnavéis por essa inesquecivél celebração de aniversário.

Em vídeo gravado com exclusividade para o Portalgmais a investigadora contou como foi especial esse dia.

 

#policiacivil#criancafeliz#passos#portalgmais

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA