Minas Gerais
Associação reúne mais 15 cidades e cerca de 70 vereadores do Médio Rio Grande

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (13 de agosto) no plenário da Câmara Municipal de Passos a primeira reunião para apresentação e escolha da mesa diretora da Acamve, Associação de Câmaras Municipais e Vereadores do Médio Rio Grande. Vereadores de 16 municípios estiveram presentes.
O presidente da Câmara de Passos, Alex Bueno, abriu o encontro dando as boas vindas aos participantes. O assessor da presidência Denilson Teixeira representou o senador Rodrigo Pacheco e fez palestra explicando os serviços que o Senado Federal oferece gratuitamente às câmaras municipais.
Na instalação da entidade foi definida por aclamação a sua primeira diretoria. O vereador Danilo Soares, de São João Batista do Glória, foi eleito presidente. Os vereadores Alex Bueno (Passos), Luiz Adriano (Cássia), José Antonio Bícego (São José da Barra) e Alex Cavalcante (Alpinópolis) foram escolhidos vice-presidentes. Luciane Neves (Pratápolis), Ana Trindade (Delfinópolis) e Juliano Carlos Reis (São Sebastião do Paraíso) foram eleitos secretários.
“Foi extremamente pontual a implantação da ACAMVE. O cargo de vereador surgiu antes mesmo do cargo de prefeito, todavia nem sempre é levado a sério da maneira que precisa e necessita a sociedade. A voz do poder legislativo terá mais volume com a associação.” declarou o vice-presidente Alex Cavalcanti.
Um dos primeiros documentos deliberados pela assembleia é o envio de solicitação ao governador Romeu Zema, pedindo melhorias urgentes nas estradas da região. Vários trechos de rodovias estão listados.
Estiveram presentes vereadores de Passos, Cássia, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Pimenta, Pratápolis, Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Alpinópolis, São José da Barra, Capetinga, Capitólio, Ibiraci, Jacuí, São Sebastião do Paraíso e Fortaleza de Minas.
“Incluímos nesse pedido o término do asfalto que liga Alpinópolis a Nova Resende (MG446) e também a inserção do Monte das Oliveiras no circuito turístico religioso da Estado. O primeiro passo foi dado agora é continuar fazendo as reivindicações.” Concluiu Cavalcante.
Segundo o vereador da Câmara Municipal de Cássia, Luiz Adriano de Souza Machado (Priminho), um dos idealizadores da Associação, juntamente com o vereador Danilo Soares da Câmara Municipal de São João Batista do Glória e Alex Bueno, presidente da Câmara Municipal de Passos, a Acamve quer buscar melhorias, investimentos e atendimento às principais demandas da população regional.
De acordo com a nota divulgada pela associação, a principal finalidade da entidade é representar os interesses da população regional, promover o desenvolvimento sustentável da região, garantir a participação da sociedade na defesa dos interesses da comunidade e no desenvolvimento social, econômico e político, promover a solidariedade e a cooperação regional para a empregabilidade, oferta de educação técnica, meio ambiente saudável e outros interesses públicos, além de buscar a integração dos municípios que formam a Região do Médio Rio Grande, para a discussão de problemas e a busca de soluções aos interesses comuns.
A entidade quer que todos os vereadores das câmaras sejam filiados, para o fortalecimento entre os municípios.
A Acamve é uma associação gratuita tanto para os vereadores quanto para as câmaras, sem ideologias políticas ou ligação a partidos.
FOTO 1 – Alex Cavalcante e Alex Bueno
FOTO 2 – Denílson Teixeira e Alex Cavalcante
FOTO 3 – Público presente no plenário


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais23 horas atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas