Pesquisar
Close this search box.

Política

Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, apresenta palestra para convidados em Capitólio

Publicados

em

Com formação em administração, com cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, Suíça, em estratégia do desenvolvimento, o ministro do TCU Augusto Nardes,  egresso do Parlamento traz consigo o gosto pelo ideário de servir à coletividade, tese que defende desde a sua  primeira eleição, em 1972. Nardes abriu o encontro na manhã dessa segunda-feira, 11 de outubro,  em Capitólio, com o tema “Inovação em Governança: Qual o futuro da gestão  pública?”. 

O ministro abriu a palestra falando sobre suas origens, defendendo com muito orgulho a história da sua família.

“Gaúcho, missioneiro, descendente de tropeiros, filho do Brasil, exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, como o faço desde o dia 20 de setembro de 2005, permite-me atuar na proteção dos direitos não só do povo de meu Estado, mas de todo o povo de meu país. Neste seleto colegiado onde já tomaram assento grandes vultos do Rio Grande do Sul e do Brasil, busco, todos os dias, honrar o compromisso assumido no termo de posse, desempenhando com independência e exação os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis da Nação, notadamente no que diz respeito à fiscalização e ao controle externo dos recursos públicos de competência da União.”

Augusto Nardes , imbuído das responsabilidades da magistratura de contas, honrosamente presidiu a Casa no biênio 2013-2014, oportunidade em que implantou, entre outros conceitos, a especialização das unidades técnicas e as auditorias coordenadas. O ministro também esteve à frente da Olacefs na primeira vez em que o Brasil exerceu a presidência da Organização, criada há mais de 50 anos para congregar as entidades de fiscalização superior da América Latina e do Caribe.

“Atuar em um órgão de jurisdição nacional e de estatura constitucional como o Tribunal de Contas da União é poder pensar o futuro do Brasil em um contexto político global, não apenas sob os aspectos da legalidade, legitimidade e economicidade dos atos da administração pública, mas com foco na boa governança, na sustentabilidade e na competitividade, de modo a contribuir para o desenvolvimento do país em benefício da sociedade, e para o engrandecimento crescente de nossa Nação perante as grandes potências do planeta.” afirma Augusto.

Durante a palestra Augusto Nardes norteou os prefeitos e demais gestores sobre a importância da governança e a responsabilidade do ator público. Nardes destaca que os prefeitos devem trabalhar pela coletividade sem pensar apenas em si e na reeleição, de forma que possa assumir a postura de liderança para tornar a vida das pessoas melhor. O ministro ainda fez questão de apresentar ferramentas que conduzam o munícipio para Eficiência, Eficácia e Efetividade. Também elencou os 10 passos para ser um gestor de resultados, pautando sempre na transparência e no compromisso com o cumprimento das leis.

Leia Também:  Ministro da Agricultura diz à FPA que plano safra 2023/2024 será “o maior da história”

Augusto destacou que políticas públicas são um conjunto de ações, metas e planos definidos por corpo técnico do munícipio para o bem estar de todos. Políticas públicas são tudo aquilo que o governo decide ou não fazer, mas não somente na sua gestão, pois políticas públicas demandam decisões para mudar o Estado a longo prazo, de natureza continuada e transcendente a uma única gestão.

Nesse sentido quando o gestor assume uma cadeira com o pensamento de “MEU MANDATO” subentende-se que está fadado ao fracasso, pois levamos em conta que o trabalho deve ser sempre contínuo e plural e não apenas de uma pessoa só.

A palestra contou com a ilustre participação do coordenador de inovação e governança, com destaque internacional no parlamento europeu, Walter Marinho, com o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes (PSDB), com o presidente da AMM (Associação Mineira dos Munícipios, Gilvan Lacerda, com o prefeito de Capitólio, Cristiano Silva (PP), com a presidente da Câmara de Capitólio, Mirian Rattis (DEM), diversas lideranças estaduais e dezenas de empresários. Alpinópolis foi representada pelo vereador Alex Cavalcante (PSDB) e pelo empresário João Bandeira. O ministro esteve em Capitólio a convite do prefeito ,Cristiano Silva.

Leia Também:  Política que combate evasão escolar é aprovada na ALMG

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Secretariado em Arcos é anunciado pela nova gestão

Publicados

em

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Prefeito Eleito Dr. Wellington Roque e o vice Ronaldo Gonçalves apresentaram oficialmente os secretários e secretárias municipais que irão compor o governo de Arcos na gestão 2025/2028.
Este novo time administrativo se destaca pela vasta experiência em gestão de projetos e administração pública, evidenciando um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social de Arcos.
Pela primeira vez na história do município, o secretariado conta com três mulheres em posições de liderança, incluindo a inédita nomeação de uma Secretária de Fazenda, um cargo historicamente ocupado por homens.
Abaixo, conheça os nomes e cargos do novo secretariado:
• Cláudia Cardoso Soares – Secretária de Fazenda
• Aline Maria Correia Arantes – Secretária de Saúde
• Lilian Teixeira Garcia Gomes – Secretária de Educação
• Dênio Dutra Barbosa – Secretário de Administração
• Rodolfo Geraldo Dalariva Silva – Secretário de Obras e Serviços Públicos
• João Paulo Estevão Rodrigues Roque – Secretário de Governo
• Marlon Batista da Costa – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
• Ronaldo Gaspar Ribeiro – Secretário de Integração Social
• Evandro Marinho Siqueira – Secretário de Meio Ambiente
• João Paulo Alves Gomes – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Com um time preparado e altamente qualificado, a nova administração busca consolidar uma gestão eficiente e inovadora, pronta para atender às demandas da população e promover o crescimento equilibrado e inclusivo de Arcos.
A posse dessa equipe de alto nível será um marco no início de um ciclo de ações voltadas para o fortalecimento do município nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Ministro da Agricultura diz à FPA que plano safra 2023/2024 será “o maior da história”

Informe Publicitário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA