Minas Gerais
Candidatos têm até esta quarta-feira (26/1) para escolha de vagas para o magistério em Minas
Termina nesta quarta-feira (26/1) a etapa de escolha de vagas pelos candidatos inscritos no processo de convocação on-line de profissionais de magistério para atuarem na rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2022. Os candidatos deverão acessar o endereço eletrônico www.see.processoseletivo.educacao.mg.gov.br até as 23h59min para fazer a opção, com base nos termos da Resolução SEE nº 4.673/2021.
Participam da convocação on-line os inscritos para as seguintes funções: Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE); Especialista em Educação Básica (EEB); Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Aulas; Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Turma/Eventual/Professor para Ensino do Uso da Biblioteca (PEUB).
Como funcionará o processo
Na rodada inicial, ocorrerá a disponibilização das vagas passíveis de preenchimento. Ao iniciar o processo de escolha de vagas, o candidato deverá indicar a ordem de preferência quanto aos municípios e/ou funções para os quais se inscreveu.
O candidato selecionado no processo on-line receberá, no e-mail cadastrado no ato da sua inscrição, a informação da unidade de exercício em que deverá se apresentar, munido da documentação comprobatória.
Caso os documentos comprobatórios não estejam em conformidade com a resolução, a vaga não preenchida retornará ao sistema on-line para a rodada subsequente de atribuição de vagas aos não contemplados.
O candidato selecionado que não comparecer na unidade de exercício será desclassificado e não concorrerá na segunda rodada.
O resultado do Processo da Convocação On-line será disponibilizado no endereço eletrônico www.see.processoseletivo.educacao.mg.gov.br.
Cronograma
O período de convocação começou no último domingo (23/1) e os interessados têm até esta quarta-feira (26/1) para fazer a escolha das vagas no sistema. Em 3/2, a partir das 13h, será divulgado o resultado da primeira rodada de atribuições de vagas da convocação on-line.
Em 4/2, ocorrerá a apresentação do candidato na primeira rodada, na unidade de exercício, com documentação completa para assinatura do QI e do Termo de Convocação, quando for o caso.
A partir das 13h do dia 11/2 sairá o resultado da segunda rodada de atribuições de vagas. No dia 14/2 será a apresentação do candidato selecionado na segunda rodada da convocação on-line na unidade de exercício, munido dos documentos necessários.
Em 31/1, mediante a autorização da vaga e geração de edital pela unidade de ensino, será iniciada a chamada do processo presencial de convocação nas unidades de ensino para todas as funções previstas na resolução.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.