Minas Gerais
Transforma Minas quer diagnosticar engajamento dos servidores do Estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), realiza uma pesquisa sobre o Transforma Minas. O estudo servirá de base para o início das ações da frente de Engajamento. Participarão da pesquisa os servidores que possuem relação direta ou indireta com o Transforma Minas, como as lideranças do segundo nível hierárquico do Governo de Minas, os profissionais selecionados pelo programa e suas respectivas equipes.
A pesquisa será enviada por e-mail para o público-alvo e poderá ser respondida até 18/2. “O objetivo é buscar, por meio da Pesquisa de Engajamento, diagnosticar este aspecto nos servidores de Minas Gerais. Com as respostas, será possível entender quais são as características fortes e as fracas no âmbito do engajamento e, consequentemente, serão realizadas algumas ações de reforço e melhoria dos pontos de atenção colhidos através do questionário”, destaca a coordenadora do Transforma Minas, Luciana Custódio.
A gestora ainda salienta que pesquisas em gestão de pessoas demonstraram que colaboradores engajados são mais produtivos, felizes, inovadores e sentem mais propósito no trabalho. “Além disso, a melhoria do engajamento gera desdobramentos como a construção de um ambiente estimulante e saudável e, ainda, o aumento da produtividade e das entregas para a população mineira”, completa.
A aplicação do questionário é uma ação da Seplag-MG em parceria com a Vamos, do Instituto Gesto e da consultoria Santo Caos.
Transforma Minas
Lançado pelo Governo de Minas em 2019, o Transforma Minas tornou-se referência nacional em gestão de pessoas, ao trazer inovação para a forma de seleção e desenvolvimento de lideranças na administração pública, com foco na melhoria da prestação dos serviços.
Em 30/12/2021, foi publicado o Decreto nº 48.330, que dispõe sobre o Transforma Minas, incluindo as três frentes de atuação: Atração e Seleção, Desenvolvimento e Desempenho e Engajamento.
Com isso, Minas Gerais consolidou um modelo de gestão de pessoas por mérito e competência e tornou-se o primeiro estado do país a contar com uma legislação específica para essa prática.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo