Minas Gerais
Planos de Curso ajudam professores na organização do trabalho desenvolvido em sala de aula

O planejamento é uma ferramenta essencial para realização do trabalho do professor. Em Minas, a ferramenta Planos de Curso é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, e está disponível para toda a rede estadual de ensino.
O material, que já pode ser acessado pelos profissionais, auxilia na organização da rotina escolar. Ele é um apoio ao professor, sugerindo uma ordem em que as habilidades e competências do Currículo Referência de Minas Gerais podem ser trabalhadas.
Ferramenta
Os planos colocam as habilidades e competências em uma sequência lógica e organizada, de maneira que o nível de complexidade vá aumentando e favorecendo o entendimento do estudante, como explica o diretor da Escola de Formação, Weynner Lopes Rodrigues.
“Os planos constituem uma ferramenta pedagógica muito importante. Funcionam como um instrumento facilitador para que esse professor consiga trabalhar com os níveis de complexidade, de acordo com a ideia de progressão. Disponibilizar esse material para o educador é o pontapé inicial para o planejamento efetivo e eficaz do nosso profissional da educação”, destaca.
O documento não apresenta uma “receita pronta” ao professor e nem o aprisiona em sua proposição. Ao contrário, está aberto a adequações de acordo com a realidade do território e dos estudantes. O objetivo da SEE/MG é alinhar o trabalho didático-pedagógico, facilitando a construção de projetos de trabalho, atividades, entre outros.
Os Planos de Curso são disponibilizados para os professores da rede estadual de ensino desde 2020, para profissionais dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio.
No site da Escola de Formação é possível acessar os materiais de 2022 e de anos anteriores. Eles estão estruturados por ano de escolaridade, por área e por componente curricular.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços