Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Curso profissionalizante de jardinagem e paisagismo abre nova turma

Publicados

em


Incentivar a conscientização ambiental por meio do ensino profissionalizante de jardinagem, paisagismo e do contato direto com a natureza é a proposta do projeto Horto Jovem, que chega à terceira turma em fevereiro. A iniciativa, promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a prefeitura de São João Nepomuceno, na Zona da Mata, já levou educação ambiental e cultura sustentável a cerca de 70 estudantes das redes pública e particular de ensino do município.

Os encontros do Projeto Horto Jovem são realizados duas vezes por semana no viveiro de mudas mantido pelo IEF na cidade, com atividades realizadas também em praças públicas. Nesta terceira edição, o projeto conta com 23 alunos do ensino fundamental das escolas estaduais Gabriel Arcanjo de Mendonça e Oswaldo Cruz e das escolas municipais Dr. Augusto Glória e Três Maria, além do Colégio Apoio.

Ao serem apresentados ao programa, os jovens recebem também uma apostila com informações sobre produção de mudas e jardinagem, uma mochila confeccionada com material reciclável, luvas, protetor solar e um avental para as atividades em campo ministradas por técnicos do IEF.
“Além de ensinar sobre produção de mudas, jardinagem e plantio de árvores, trabalhamos também a educação ambiental de forma mais ampla, com ações relacionadas à reciclagem, reuso de materiais e coleta seletiva. Este ano, iniciamos também uma atividade de reciclagem para os alunos desenvolverem em suas casas e comunidades”, explica a analista ambiental do IEF, Vanda Leite, uma das responsáveis pelo projeto.

Leia Também:  Sedese abre inscrições para Curso de Formação em Direito das Mulheres

Preservação ambiental

Alice Rodrigues é aluna do nono ano na Escola Estadual Prof. Gabriel Arcanjo Mendonça e participa da terceira edição do projeto Horto Jovem. Para a jovem de 14 anos, o contato com a natureza ajuda a entender melhor a importância da preservação ambiental. “Nunca tinha tido contato com jardinagem e paisagismo e estou achando tudo muito interessante. Cuidar da natureza é uma das coisas mais importantes pois nela estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência”, conta a estudante.

Para o prefeito de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva, a parceria entre o IEF e o município desperta entre os alunos participantes não apenas a consciência ambiental, mas o cuidado com o patrimônio público e a cidadania. “A intenção é aprimorarmos a parceria com o viveiro do IEF e com o tempo produzirmos mudas para o paisagismo do município”, disse.

Histórico

Criado em 2020, o projeto Horto Jovem utiliza a educação ambiental como ferramenta de integração à natureza e promoção da cidadania. Em dois anos de atuação, o projeto já ministrou turmas gratuitas de jardinagem e paisagismo junto a cinco escolas públicas e particulares do município de São João Nepomuceno.

Leia Também:  Moraes vota contra prisão especial para quem tem curso superior

Os alunos participantes são selecionados a partir do projeto “Ação Jovem”, promovido pela prefeitura do município, que tem como objetivo oferecer formação profissionalizante aos jovens da região para, em seguida, encaminhá-los ao mercado de trabalho.

Nas ações, o projeto Horto Jovem busca despertar nos alunos a consciência ambiental, o cuidado com o espaço público e a socialização a partir de atividades pedagógicas capazes de aproximar os jovens da questão ambiental e, também, formando agentes multiplicadores de conceitos ligados à sustentabilidade junto à comunidade.
 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  DER- MG conclui serviços de sinalização horizontal em rodovias no Alto Paranaíba

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA