Minas Gerais
Programa de Desenvolvimento de Lideranças inicia atividades em 2022

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) começou as atividades de 2022 nesta terça-feira (22/2), na Fundação João Pinheiro (FJP). O PDL busca desenvolver líderes para atuação de forma inovadora e estratégica no setor público e tem como público-alvo 54 lideranças do governo, como subsecretários e cargos análogos.
“Ser servidor é um ato de entrega, um ato de se colocar a serviço da população e um exercício que exige muita coragem e resiliência, especialmente no encerramento de ciclos”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto, na abertura.

A palestra de estreia do PDL em 2022 foi sobre resiliência, com o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), tenente Pedro Aihara. O governador Romeu Zema também enviou um vídeo aos participantes a respeito do tema.
“Ser um líder não é tarefa fácil, exige muita dedicação e persistência. E um bom líder é aquele capaz de articular ações estratégicas visando a bons resultados, que só aparecem com uma boa equipe”, declarou Zema. “Os avanços ao longo desses três anos de governo só foram possíveis graças ao trabalho desenvolvido em cada secretaria e órgão que compõe a nossa gestão. Para avançarmos ainda mais, é necessário que cada líder entenda o seu papel e seja resiliente”, completa.
Uma rodada de World Café – metodologia de interação entre os participantes por meio do diálogo, troca e desenvolvimento de rede – também fez parte das primeiras atividades.
O PDL Parceria entre a FJP, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Vamos (Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org). Os participantes formam a Rede de Líderes Estratégicos do Governo, que se reúne trimestralmente para debater desafios e soluções para a gestão pública estadual.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro