Minas Gerais
Presos limpam ruas e reconstroem casas atingidas pelas chuvas em Rio Pomba
Antes do município de Rio Pomba, na Zona da Mata, ser atingido pelos temporais deste verão, oito detentos do presídio da cidade já se dedicavam, de segunda a sexta-feira, às atividades de manutenção e limpeza de imóveis e áreas públicas. Agora, eles atuam, também, aos sábados e domingos. Os presos usam uniforme da prefeitura, não precisam de escolta, pois são do regime semiaberto e têm autorização judicial para o trabalho externo.

Destes oito presos, cinco nasceram e têm residência em Rio Pomba. Isso, certamente, faz diferença na dedicação e empenho em ajudar a fazer com que o dia a dia volte ao normal na cidade. Quem confirma esse diferencial é o detento Alam de Mattos Ferreira, de 30 anos, com experiência de trabalho, há mais de um ano, na manutenção e limpeza das ruas do município.
“Fico muito feliz em ajudar a população do lugar onde nasci, principalmente, na reconstrução de casas das pessoas mais carentes. Os moradores daqui sabem que estamos trabalhando nas ruas”, revela.
A parceria de trabalho do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) foi firmada há mais de quatro anos, e será reforçada, em breve, com a chegada de mais cinco presos. O diretor da unidade prisional, Michael Lopes Carmanini, valoriza a determinação dos detentos em recuperar a cidade dos estragos causados pelas chuvas.
“Mesmo nos fins de semana, os presos têm trabalhado, principalmente, na contenção de encostas e desobstrução de estradas”, conta o diretor.
Esterfany de Oliveira Freitas, de 29 anos, é outro integrante da equipe de presos escolhida para a parceria com o município de Rio Pomba. Ele nasceu em Mercês, situada a 27 quilômetros de Rio Pomba, e ajuda na limpeza de bueiros entupidos e colocação de lonas em morros, mas garante ter orgulho de receber incentivo e elogios dos moradores.
Ações do sistema prisional
Recentemente a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) instituiu o programa de serviço voluntário para os detentos que estão sob custódia do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). O objetivo da iniciativa é facilitar a oferta da mão de obra de custodiados para instituições públicas, auxiliando, ainda, no processo de ressocialização dos indivíduos privados de liberdade. As parcerias com as prefeituras já acontecem no âmbito do sistema prisional, mas a resolução facilitará as tratativas e dará aos prefeitos, por exemplo, mais clareza e celeridade no uso de mão de obra prisional.
O programa de serviço voluntário abarca atividades não remuneradas e prestadas por detentos para órgãos da administração pública direta e indireta do estado de Minas Gerais e dos seus municípios. Vale destacar que para a prestação do serviço não há vínculo empregatício e obrigações trabalhistas, contudo compete ao órgão beneficiado a disponibilização de insumos, transporte, alimentação e equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados pelos custodiados durante a execução das atividades.
																	
																															
														GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
														O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
- 
																	
										
																			COLUNA MG7 dias atrásCircuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana
 - 
																	
										
																			EMOÇÕES4 dias atrásO amor que virou missão!
 - 
																	
										
																			CIDADES6 dias atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
 - 
																	
										
																			Brasil e Mundo7 dias atrás1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
 - 
																	
										
																			ENTRETENIMENTO7 dias atrásAlpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais6 dias atrásA união que move o campo
 - 
																COLUNA MG7 dias atrás
Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
 - 
																	
										
																			Coluna Minas Gerais7 dias atrásMarinha realiza operação em Furnas
 
								


											
											
											
											
											
														
																											
														
																											
														
																											