Minas Gerais
Programa Caminhos da Arte começa terceira etapa em Brumadinho

A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) do / Palácio das Artes, realiza a abertura da 3ª etapa do programa Caminhos da Arte no próximo sábado (12/3), das 10h às 15h. O evento será realizado na Estação Cidadania, em Brumadinho (Rua A, nº 673 – Cohab), com direito a feirinha de produtos locais, apresentações artísticas – como a Big Band do Cefart – e cursos gratuitos oferecidos pela iniciativa (vagas limitadas).
Nessa terceira etapa do programa são oferecidos sete cursos, somente para pessoas de Brumadinho e região, com 20 vagas para cada um, sendo eles: “DJ”, “Grafite”, “Iluminação”, “Design de Moda”, “Sonorização”, “Contação de Histórias” e “Interpretação para TV e Cinema”. Há também o curso de “Dança de Salão”, com 40 vagas divididas em duas turmas. Todas as atividades são 100% gratuitas e foram definidas a partir das demandas da própria população da cidade, feitas por meio de pesquisas.
Caminhos da Arte é um programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores da cidade, estimulando a retomada gradual das atividades criativas presenciais, com o propósito de ampliar possibilidades para que jovens e adultos tenham vivências e atividades formativas artísticas.
Abertura
Outro destaque de sábado será a solenidade de abertura oficial, às 11h, com presenças do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, da presidente da FCS, Eliane Parreiras; do prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos; do secretário municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, Marcos Paulo de Andrade Amabis; da diretora do Cefart, Marta Guerra; além de representantes das patrocinadoras Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO. A Prefeitura de Brumadinho apoia o programa.
“Tem sido muito importante para a FCS realizar o programa Caminhos da Arte, por possibilitar uma real geração de impacto social, econômico e humano por meio da arte e da cultura”, destaca a presidente da FCS, Eliane Parreiras. As parcerias, completa ela, são motivo de grande orgulho, “pois nos permitem viabilizar, agora de maneira presencial, ações de formação cultural de relevância para as comunidades da cidade mineira”.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (11/3) pelos sites: www.cdabrumadinho.com.br e www.fcs.mg.gov.br. Os resultados dos selecionados de cada curso serão enviados por e-mail/telefone aos alunos contemplados até 15/3.
As aulas serão ministradas presencialmente, na Estação Cidadania em Brumadinho, entre os dias 19/3 e 21/5 deste ano, sempre aos sábados. Cada curso terá carga horária total de 36 horas, sendo 4 horas por semana, com exceção do curso de “Dança de Salão”, que tem carga horária total de 18 horas, sendo 2 horas por sábado. Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo programa Caminhos da Arte.
- Confira, neste link, uma breve descrição dos cursos de livre iniciação e capacitação.
Serviço
Abertura da 3ª etapa do programa Caminhos da Arte, em Brumadinho
Data: 12/3/2022 (sábado)
Horário: 10h às 15h
Local: Estação Cidadania – Brumadinho (Rua A, nº 673 – Cohab)
Entrada gratuita
Inscrições: até 11/3/2022, pelos sites www.cdabrumadinho.com.br / www.fcs.mg.gov.br,
Informações para o público: cdabrumadinho@fcs.mg.gov.br


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Acidentes aumentam 14% em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cervejeira abre 11 mil oportunidades
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Unimontes tem boas notas no Enade
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sigma Lithium demonstra resultados da transformação socioeconômica em Araçuaí e Itinga