Minas Gerais
Unimontes orienta sobre protocolo sanitário para o retorno das aulas presenciais

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) inicia, na segunda-feira (14/3), o primeiro semestre letivo de 2022, com o retorno das aulas presenciais. O Comitê Gestor – instituído por decisão colegiada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unimontes para as situações relacionadas à pandemia de covid-19, estabeleceu os critérios para a volta segura das atividades.
Critérios
Na universidade, serão seguidas as diretrizes do protocolo sanitário de retorno às atividades elaborado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) e, subsidiariamente, aquele implantado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
Estas normativas foram elaboradas pelo CEPEx e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), considerando pontos como a queda do nível de transmissão da covid-19; aumento da cobertura vacinal; cobertura de imunização na faixa etária da população mais jovem; dentre outros descritos no protocolo estadual.

Na prática
Além da necessidade do uso de máscaras cobrindo boca e nariz, todos os prédios contarão com os suportes com álcool em gel 70% para a higienização permanente. Fica mantida a recomendação de se evitar as aglomerações, abertura de portas e janelas dos ambientes e lavar as mãos com sabão constantemente.
Quanto ao uso do Restaurante Universitário, a utilização das mesas estará restrita a quatro pessoas.
“Reforçamos a toda a comunidade acadêmica a necessidade de seguir todos os procedimentos educativos e de segurança a respeito do retorno presencial seguro”, pontua o professor Marcos Antonio Ferreira, presidente do Comitê Gestor.
Casos especiais
Caso algum estudante apresente sintomas gripais ou mesmo resultado positivo em diagnóstico para covid-19, a recomendação é para não comparecer aos espaços de aula e se comunicar com a coordenação do curso por e-mail. Para estes casos, fica resguardado o tratamento para a continuidade das atividades acadêmicas em regime especial.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços