Minas Gerais
Programa Qualidade de Vida no Trabalho retoma ações para servidores
O Programa Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), implementado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD), dará início às atividades de 2022 para promoção da saúde física e mental dos servidores e colaboradores de Minas Gerais.
O primeiro evento do ano será on-line e terá como tema “Projeto e Propósito de vida: Gestão da carreira e projetos para a aposentadoria”. O encontro será realizado na quinta-feira (17/3), das 15h30 às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal Desempenho e Desenvolvimento Seplag-MG no Youtube. A palestrante convidada, Cecília Xavier, é terapeuta ocupacional com especialização e mestrado na área da gerontologia e saúde mental.
“Mesmo com as restrições da pandemia, o objetivo do programa é promover uma cultura organizacional e proporcionar mais qualidade de vida para os servidores, tanto em questões laborais quanto existenciais”, destaca a diretora da DCGDD, Luciana Assunção.
Sobre o PQVT
Em 2021, o PQVT realizou 11 eventos virtuais. Foram abordados diversos assuntos, como planejamento financeiro, violência contra a mulher, dilemas da liderança, retorno gradual ao trabalho presencial, prevenção ao suicídio, entre outros.
“Acreditamos que o programa cumpriu com eficácia e efetividade sua proposta de levar informação de relevância para os servidores em um período de pandemia e teletrabalho”, conta Silvana Maria Fernandes, coordenadora do PQVT.
Após pesquisa de satisfação realizada com os participantes, foram traçadas as estratégias do Programa para 2022. “Percebemos os assuntos, tempo de duração e outras sugestões do público para elaborarmos eventos ainda mais efetivos”, complementa Silvana.
Para assistir todos os eventos realizados pelo Programa Qualidade de Vida no Trabalho, clique aqui.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.