Minas Gerais
Arsae lança programa sobre uso da água e importância da regulação em parceria com a Secretaria de Educação
Com o objetivo de sensibilizar estudantes e profissionais da educação sobre as temáticas de saneamento, meio ambiente e regulação, a Arsae-MG lança na próxima terça-feira (22/3), o Programa Regar (Regular e Educar), no canal da Agência no Youtube, às 10h.
O programa surgiu por iniciativa da Arsae-MG a fim de disseminar informações e exercer um dos pilares do controle social. Para isso, a Agência buscou parceira com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), com o intuito de aproveitar a sinergia entre o conhecimento técnico sobre o saneamento da Arsae-MG e a capacidade de execução do programa nas escolas estaduais de Minas e juntamente com conhecimento pedagógico da SEE-MG.
Para o diretor da Agência, Stefani Ferreira de Matos, a educação é fundamental, pois ao ter acesso ao conhecimento a população passa a compreender melhor um serviço tão importante e é estimulada a refletir sobre consumo de água, sobre como é realizado o cálculo das tarifas, por exemplo, e assim pode exigir a melhoria do serviço. “Além de gerar mais engajamento e participação da população usuária com as decisões acerca dos serviços de saneamento”, afirma.
A superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Esther Augusta Nunes Barbosa, destaca que a educação tem uma capilaridade muito grande na promoção de ações que visam a melhorias sociais e ambientais. “Nosso público é muito amplo e diverso, várias faixas etárias, crianças, adolescentes, jovens e adultos que levam para o seu ambiente familiar todo aprendizado que recebe na escola”, explica.
Ciclo de atividades
O Regar irá realizar, anualmente, um ciclo de atividades nas escolas estaduais. Em 2012, serão três momentos: capacitação dos profissionais da educação; realização das atividades nas escolas pelos profissionais capacitados; e encaminhamentos para fechamento do ciclo do primeiro ano.O lançamento do Programa será no dia Mundial da Água, uma data importante para a reflexão sobre a importância de preservar os recursos hídricos. Ainda de acordo com Esther, a parceria tem como princípio a transversalidade da temática da educação ambiental com foco nos recursos hídricos. “A proposta desenvolve ações concretas que abordam a preservação e valorização das águas e a importância da regulação do seu uso”.
Serão beneficiadas neste primeiro ano as Superintendências Regionais de Ensino de Ouro Preto, Pará de Minas, Nova Era e Sete Lagoas, contemplando 57 municípios e 221 escolas estaduais, localizadas nas bacias hidrográficas do Rio São Francisco e Rio Doce. No segundo ano, haverá expansão para mais seis regionais: Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Guanhães e Ponte Nova, levando conhecimento para de mais de 105 mil alunos. Ao longo da parceria, a abrangência de atuação será gradativamente ampliada.
A abertura do evento contará com participação do diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, e da Superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Esther Augusta Nunes Barbosa. Haverá palestra sobre controle social, educação e saneamento e sobre o Programa e suas etapas. A Arsae-MG irá disponibilizar links para inscrições nas capacitações e envio de certificado.
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais4 horas atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais4 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo12 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ARTIGOS13 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo3 horas atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
Saúde4 horas atrás
Falta de vitamina D na durante a gestação pode causar autismo no bebê!
-
ENTRETENIMENTO4 horas atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial