Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Parque Estadual Serra do Intendente recebe primeiras medidas do ano de prevenção a incêndios

Publicados

em


Como parte das atividades de Manejo Integrado do Fogo (MIF), o Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, na região Central, acaba de receber as primeiras queimas prescritas de 2022.

A atividade envolveu a realização de aceiro negro –  técnica que utiliza a queima de uma faixa longitudinal de vegetação, impedindo o progresso de um eventual incêndio para além dos limites da área manejada.

As diretrizes de uso do fogo para fins de prevenção e combate aos incêndios florestais estão estabelecidas no Decreto Estadual nº 47.919, de 2020, e na Portaria IEF nº 28, de 2020. 

As áreas alvo de conservação no PE Serra do Intendente foram estabelecidas no Plano de Manejo Integrado do Fogo da Unidade de Conservação (UC) e estão em acordo com as práticas e metas fomentadas pela gerência de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Previncêndio.

O aceiro realizado na atividade tem largura aproximada de 30 metros, e é executado nas bordas de um fragmento de Mata Atlântica, na região da UC conhecida como Campo Redondo. Marcos Alexandre dos Santos, gerente do PE Serra do Intendente, explica que a ação contou com a presença dos brigadistas dos parques estaduais da Serra do Intendente e do Pico do Itambé, além do Parque Natural Municipal do Tabuleiro.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 30 de maio

Também participaram da atividade os prestadores de serviço de prevenção e combate a incêndios florestais contratados com recursos de Compensação Florestal Minerária das Unidades Operacionais Centro-Norte, Metropolitana e Jequitinhonha.  

Diminuição dos riscos  

A empresa contratada pelo empreendedor exerce papel importante na realização das queimas prescritas e demais ações preventivas, complementando a mão de obra necessária ao desenvolvimento dessas atividades, que em outras UCs também contam com o apoio de funcionários, brigadistas florestais voluntários, parceiros diversos e bombeiros militares.

Em 2021, a ação foi realizada nos parques estaduais da Serra do Rola Moça, Serra Verde e Lapa Grande, além do Monumento Natural Gruta Rei do Mato.

Outras UCs também já realizaram queimas prescritas, como a Área de Proteção Ambiental Parque Fernão Dias, e os parques estaduais do Rio Preto, Serra do Cabral e Pico do Itambé.

“A atividade permite realizar a redução de biomassa acumulada ao redor das áreas alvo de conservação, diminuindo consideravelmente o risco de ocorrências de incêndios severos em áreas de preservação mais sensíveis, ameaça muito presente durante o chamado período crítico”, explica Marcos Alexandre dos Santos.

Leia Também:  Oportunidade no segmento aeroespacial é tema de roadshow promovido pela Codemge

No período mais crítico do ano, a longa estiagem, a consequente baixa umidade relativa do ar e o forte ressecamento da vegetação propiciam incêndios com grande gasto de energia, que podem atingir temperaturas de fogo muito elevadas.

“As queimas prescritas buscam realizar o controle dos combustíveis, o que antes ocorria naturalmente, com a ignição por raios. Hoje, a condição é mais incomum, já que diversos limites físicos e administrativos foram estabelecidos para essas áreas prioritárias para a conservação, impedindo a queima natural lenta e contínua dos combustíveis, com a quais a flora e a fauna se adaptaram ao longo de milhares de anos”, observa o gerente de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do IEF, Rodrigo Bueno Belo.

Plano de Manejo

O Plano de Manejo Integrado do Fogo do Parque Estadual Serra do Intendente foi elaborado com o apoio do Instituto Chico Mendes de Proteção à Biodiversidade (ICMBio), com quem a Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade Jequitinhonha celebrou Termo de Cooperação Técnica, prevendo o auxílio no desenvolvimento e realização da atividade. 
 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Professor da rede estadual de ensino é finalista no prêmio Educador Transformador

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA