Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

CBMMG recebe homenagem pela atuação na cidade de Petrópolis

Publicados

em


Divulgação / CBMMG

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi homenageado na terça-feira (15/3), na cidade do Rio de Janeiro (RJ),  com a Medalha Mérito Avante Bombeiro, pelo apoio prestado por sua tropa especializada nas áreas de busca e salvamento ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e à população da cidade de Petrópolis que,  atingida por um grande volume de chuva, registrou uma série de eventos catastróficos levando à morte de 232 pessoas.

A solenidade foi realizada no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, e contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Bonfim de Castro e Silva, e do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Sampaio Monteiro.

Também estiveram presentes na solenidade o tenente-coronel Winderson Alain Moura, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), representando o comandante-geral do CBMMG coronel Edgard Estevo da Silva; militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e do Pelotão de Emergências Ambientais de Resposta a Desastres (Pemad) do 4ºBBM, que atuaram na cidade de Petrópolis.

Leia Também:  Minas Gerais recebe 336.514 mil doses de vacinas contra a covid-19

Em 18/2, a primeira equipe, composta por 14 militares especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e com cães, deslocou para o município, levando as qualificações e conhecimentos adquiridos pela corporação, que é referência em capacitação neste tipo de desastre. A primeira equipe permaneceu por sete dias.

No dia 24, ocorreu a troca da equipe. Mais 14 militares se deslocaram para Petrópolis, para render a primeira que já atuava especificamente no Morro da Oficina. A segunda equipe permaneceu atuando até 3/3.

As equipes contaram com equipamentos de ponta utilizados neste tipo de ocorrências como um detector de vida, um detector de vida sísmico, um bote, um barco, dois geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, entre outros.

Integração

A operação contou com esforços de diversos Corpos de Bombeiros Militares do país, representando um esforço conjunto eficaz. Além das corporações militares, a operação teve ainda o apoio de voluntários, brigadistas, órgãos municipais, estaduais e federais diversos, bem como o apoio da iniciativa privada.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros presta homenagem às famílias de Brumadinho quatro anos após a tragédia

A atuação conjunta representou uma oportunidade única no sentido de consolidar valores de cooperação e prontidão que são próprios dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, de intercâmbio de boas práticas e fortalecimento de um esforço público efetivo para a redução dos impactos dos desastres no país.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Governo implanta programa voltado para egressos do sistema prisional em Sete Lagoas 

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA