Minas Gerais
Ipsemg investe em mapeamento geral da rede credenciada

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) informa a conclusão de trabalho de Business Inteligence (BI), metodologia que permite o mapeamento geral dos dados da rede credenciada de assistência à saúde. A ferramenta ajuda a administração a tomar decisões para disponibilizar atendimento de qualidade aos beneficiários dos serviços de saúde.
Diretor da Diretoria de Políticas em Saúde (Dips), Pedro Diniz explica que a rede credenciada é fundamental para a prestação de assistência à saúde do Instituto, o quarto maior em extensão territorial do país. “Precisamos ter uma rede mais articulada para chegarmos aos nossos beneficiários com os atendimentos específicos de acordo com a demanda de cada região. A rede credenciada garante a presença do Ipsemg em todo o estado, de forma completa e homogênea”, diz Pedro.
O BI reúne processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados, compilando as informações dos credenciados e beneficiários da assistência à saúde em um painel interativo. Hoje, o Ipsemg trabalha com 2.472 instituições credenciadas na rede, que atendem cerca de 818 mil beneficiários.
Perfil
Esse conhecimento do perfil da rede auxilia no gerenciamento da rede credenciada. “Esse sistema nos ajuda a entender um pouco a demanda de serviços de saúde no estado e dá um contexto para que, na elaboração dos editais de credenciamento, saibamos quais municípios nós temos que contemplar em cada especialidade”, esclarece o diretor.
Por meio da rede credenciada, o Instituto está presente em 310 municípios, em 12 regiões diferentes. A região Central é o lugar que concentra o maior número de beneficiários, com 257.415, e o maior número de credenciados, com 508.
As outras cinco regiões com o maior número de beneficiários seguem a ordem: Norte (89.502); Sul (87.265); Nordeste (66.695); Sudeste (61.132); e 55.011 (Leste).


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM