Minas Gerais

Governador participa de cerimônia de posse do novo conselho deliberativo da Associação Mineira da Indústria Florestal

Publicados

em


Cristiano Machado / Imprensa MG (mais fotos: clique aqui)

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (28/3), da cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Deliberativo da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), realizada no Museu das Minas e Energia, em Belo Horizonte. O conselho é formado por líderes de empresas associadas à Amif, e que representam os múltiplos segmentos do setor.

O chefe do Executivo estadual participou da abertura da cerimônia e elogiou o trabalho do setor. “O reflorestamento é uma área estratégica e importantíssima. No ano passado estive na COP 26, onde ficou claríssimo que o estado, a nação ou empresa que não tiver a produção alicerçada na sustentabilidade, com certeza vai enfrentar muitos obstáculos. Em Minas, temos feito todo o possível para fazer parte desta transição saindo da economia de carbono para uma economia de emissão zero até 2050. Já iniciamos uma série de trabalhos dentro do Estado e alguns setores, como reflorestamento, são de fundamental importância para isto”, disse.

O conselho passa a ser presidido pelo diretor de operações da Aperam BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso, que juntamente aos outros 11 conselheiros forma a gestão 2022-2026.

“Nosso setor está em constante evolução e aprimoramento. O trabalho de entidades setoriais como a Amif é de extrema importância para integrar os múltiplos esforços dos atores que, mesmo com diferentes visões de negócio, convergem e compartilham o mesmo propósito de produzir, de forma cada vez mais eficiente e sustentável”, disse o novo presidente do Conselho.

Leia Também:  Governo de Minas detalha pagamento da dívida de R$ 440 milhões com hospitais filantrópicos   

Indústria florestal em Minas

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações Florestais (Snif), Minas Gerais ocupa a primeira posição no ranking de florestas plantadas do Brasil com 2,3 milhões de hectares cultivados. A liderança dos plantios mineiros representa 24% de toda a base florestal do país e consolida o estado também entre as lideranças mundiais na produção e consumo de carvão vegetal.

A madeira produzida pela indústria florestal viabiliza produtos essenciais para a sociedade que estão presentes na vida de todos os brasileiros, tais como:  o papel e celulose, painéis, chapas, pisos laminados, madeira serrada, madeira tratada e carvão vegetal. A diversidade no uso da madeira envolve a produção de mais de 5 mil bioprodutos nos segmentos de alimentação, medicamentos, eletrônicos, cosméticos, biocombustíveis, tecidos etc. 

A indústria florestal brasileira também contribui para a qualidade do ar que respiramos. São mais de 4,5 bilhões de toneladas de carbono equivalente removidos da atmosfera, um volume três vezes superior às emissões de toda a indústria brasileira em um ano.

Preservação ambiental

De 2019 ao primeiro bimestre de 2022, Minas Gerais conservou ou restaurou cerca de 17,3 mil hectares, dentre a criação de Unidades de Conservação (RPPNs), a destinação de áreas para conservação e para a restauração de ecossistemas.

Leia Também:  Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal preenchem critérios de prioridade para candidaturas à lista de Patrimônio da Humanidade

Neste mesmo período, foram produzidas mais de 1,3 milhão de mudas de espécies nativas com a finalidade de executar a política de fomento florestal e do Programa de Regularização Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O Governo de Minas investe também no Bolsa Verde, um dos maiores programas de pagamento por serviços ambientais implementado no Brasil e que representa um reconhecimento do Estado ao relevante papel desempenhado pelos proprietários e posseiros rurais na prestação de serviços ambientais.

O programa é executado pelo IEF e conta com mais de 90 mil hectares de vegetação nativa conservada cadastrada em todo o estado, sendo que, desde 2019, foram pagos mais de R$ 27 milhões a 1.315 beneficiários cadastrados no Bolsa Verde pela conservação das áreas de vegetação nativa em seus imóveis rurais.

Sobre a Amif

A Amif representa a cadeia produtiva mineira de florestas plantadas: maior cultura agrícola de Minas Gerais. A associação atua na defesa da produção de madeira a partir das florestas plantadas de forma renovável, legal e sustentável, fortalecendo a indústria na geração de riquezas para o estado e para o país.

Destaque para a conservação de vegetação nativa que o setor exerce na Mata Atlântica e Cerrado. São mais de 1,3 milhão de hectares conservados no estado em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RLs), Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e programas de restauração de áreas degradadas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  TJMG participa da sessão solene de Abertura do Ano Judiciário do STF

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  PCMG participa de operação da PCESP contra organização criminosa

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA