Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Comitiva mineira destaca a retomada do turismo em feira internacional

Publicados

em


Secult / Divulgação

No segundo dia de participação na WTM Latin America 2022, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) conduziu série de treinamentos e capacitações para apresentar aos participantes as iniciativas para a promoção do Destino Minas Gerais. Entre os assuntos abordados, detalhes sobre Via Liberdade, Destinos Impactados e Mineiridade. 

Voltadas a agentes de turismo e operadores do trade no país, as ações evidenciaram, principalmente, o reposicionamento de Minas Gerais como principal destino de visitas no contexto de retomada das atividades turísticas pós-pandemia. Um dos exemplos é a Via Liberdade, maior eixo cultural e turístico do Brasil, ligando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e o Distrito Federal, em mais de 1.179 quilômetros na BR-040. 

A rota, que será apresenta ao público na segunda quinzena de abril, integra as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, além de promover destinos estratégicos das quatro regiões que estão ligadas pela via. A proposta também contempla o redescobrimento de destinos brasileiros por meio das belezas naturais ao longo do percurso e as atrações culturais que envolvem o patrimônio brasileiro.

Leia Também:  Distrito mineiro é eleito entre as dez cidades mais acolhedoras do mundo

Repercussão

Para a secretária de estado adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, a participação na WTM é uma ação fundamental para o reposicionamento de Minas. “O estado tem se recuperado de forma sólida no setor turístico, e isso é muito positivo, já que o turismo foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Estamos aqui na WTM para compartilhar nossa expertise no sentido de recuperação e, ao mesmo tempo, oferecer ao trade o que temos de melhor como povo e como destino”, destacou. 

As capacitações realizadas também contemplaram a mineiridade como produto turístico. Durante a palestra “A Mineiridade embalada para o turismo”, os técnicos da superintendência de marketing turístico (SMT), da Secult, destacaram a assinatura mineira como principal atrativo do estado. Em 2022, Minas Gerais celebra o Ano da Mineiridade com uma programação especial, reunindo diversas ações turísticas e culturais. 

Ainda, na programação do segundo dia da WTM, os destinos mineiros impactados por tragédias foram destaque. Na palestra “Redescubra Minas Gerais”, a capacitação evidenciou projetos e programas de retomada turística em destinos como Mariana, Capitólio e Brumadinho. Após diversas ações para a recuperação, os municípios voltaram a figurar na rota de destinos procurados pelos turistas. 

Leia Também:  Presidente da ALMG recebe comitiva da Marinha do Brasil

Para a agente de viagens Edna Veloso, que participou das três capacitações do dia, a iniciativa da Secult foi fundamental para entender a diversidade que Minas Gerais oferece como destino turístico. “Eu já sabia que Minas tinha se recuperado muito bem nesse cenário de retomada e as pessoas andam curiosas. Mas conhecer mais do estado, principalmente a Via Liberdade, é um diferencial que eu posso oferecer aos meus clientes”, disse. 

Cultura popular

O WTM foi marcado, novamente, por manifestações culturais que fazem parte da tradição de Minas. O Grupo de Violeiros de Santana dos Montes fez uma apresentação especial para o público. No repertório, diversas composições do cancioneiro popular que encantaram os participantes da feira. No dia anterior, uma grande apresentação de Congado celebrou as influências negras na história de Minas Gerais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta seguna-feira, 27 de junho

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA