Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Seplag-MG lança mais uma consulta pública para adequação à Nova Lei de Licitações

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio do grupo de trabalho instituído para implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (GT-NLLC) no Estado, disponibiliza, nesta quinta-feira (7/4), a sétima consulta pública para adequação dos procedimentos de compras estaduais à nova legislação. O formulário ficará disponível para contribuições até 25/4. Para acessar, clique aqui

Desta vez, a consulta diz respeito à regulamentação das regras e diretrizes sobre os requisitos a serem observados quando da designação dos gestores e fiscais de contratos, bem como as competências e atribuições de cada um desses atores.

O material dispõe também de informações para a definição do modelo de gestão dos contratos e orientações sobre os procedimentos a serem observados quando do recebimento do objeto contratado.

“O Estado de Minas Gerais ainda não possuía um normativo específico para a temática de gestão e fiscalização contratual, sendo muito comum surgirem dúvidas sobre o papel e a forma de atuação de cada um deles”, explica a diretora da Central de Contratos da Superintendência Central de Compras Governamentais, Carla Fernandes.

Leia Também:  Queijo Cabacinha passa a ser patrimônio cultural e imaterial de Minas 

A gestão e a fiscalização de contratos são as etapas finais da contratação pública. “Por meio de um modelo de gestão contratual bem estabelecido, o fornecedor e a administração possuem mais clareza quanto aos seus papeis e valorizam a qualidade tanto do objeto contratado, quanto das relações entre as instituições, que impactarão em futuras contratações. É nessa etapa que são colhidos subsídios para avaliar o que deu certo e os pontos de melhoria para outros procedimentos e, assim, manter um ciclo virtuoso”, completa a diretora.

Consultas públicas

Outras seis consultas públicas sobre a Nova Lei de Licitações já foram concluídas pela Seplag-MG. Foram coletadas sugestões sobre os regulamentos da apuração de infrações e aplicação de sanções a licitantes e contratados, da atuação dos agentes envolvidos nas contratações, dos procedimentos para a realização de pesquisa de preços, do estudo técnico preliminar, da contratação direta por dispensa de licitação em função do valor e das modalidades de licitação pregão e concorrência com os critérios de julgamento de menor preço e maior desconto.

Leia Também:  Flávio Dino defende união entre a Segurança Pública e a Justiça

A Lei Federal nº. 14.133/2021 completou um ano de publicação, devendo ser totalmente implementada até 1/4/2023. Ainda no decorrer deste ano, serão realizadas novas consultas públicas, capacitações e orientações sobre a nova lei.

“O GT-NLLC está concluindo a avaliação das contribuições das consultas públicas já realizadas e analisando as estratégias para implementação das necessidades de sistemas. Também está sendo concluído o planejamento das demais regulamentações que precisarão ser elaboradas nesse último ano até a total migração para a nova lei”, destaca Rodrigo Matias, subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, da Seplag.

Para saber o que é uma consulta pública, clique aqui e assista ao vídeo orientativo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Queijo Cabacinha passa a ser patrimônio cultural e imaterial de Minas 

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA