Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Concurso promete eleger os melhores queijos artesanais do Brasil

Publicados

em


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é parceira da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na realização da edição Queijos do Prêmio CNA Brasil Artesanal.

O concurso, que irá premiar os melhores queijos nas categorias artesanal tradicional de 30 a 180 dias de maturação; artesanal com tratamento térmico; e artesanal com adições/ aromatizados/ condimentados, está com inscrições abertas até o dia 22/4.

Para participar, o produtor deve ser inscrito e ou efetuar cadastro no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, além de atender aos critérios da legislação específica sobre queijos artesanais e ao regulamento do prêmio.

O participante pode inscrever um produto por categoria. O edital e o passo a passo para as inscrições podem ser consultados pelo site (https://www.cnabrasil.org.br/artesanaisetradicionais/).

Após a confirmação da inscrição, as amostras dos queijos participantes devem ser encaminhadas para a sede da Epamig, em Belo Horizonte (Avenida José Cândido da Silveira, 1.647, Bairro União), conforme as instruções e recomendações constantes no edital. As postagens das amostras via Correios ou transportadoras devem ser feitas até o dia 30/4 e as entregas presenciais ocorrer entre os dias 2 e 6/5.

Leia Também:  Governo de Minas apresenta balanço de ações e resultados dos quatro anos de gestão

Avaliação

A primeira etapa de avaliação dos queijos contará com a participação de um júri qualificado, composto por especialistas nacionais, selecionados pela Comissão Técnica.

Nesta fase, a coordenação das atividades será dos pesquisadores/ professores da Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Fernando Antônio Resplande Magalhães e Paulo Henrique Costa Paiva e Daniel Arantes Pereira (Campo Experimental Risoleta Neves/ Epamig).

Para a avaliação dos atributos sensoriais, os critérios considerados são aspecto global (aparência do queijo sem a embalagem), cor, textura (olhaduras, por exemplo), odor (cheiro do queijo), aroma, consistência e sabor. 

Após a seleção pelo júri técnico, os cinco produtos melhor classificados por categoria participarão de uma avaliação por um júri popular, coordenada pela CNA, em Brasília. Os vencedores serão definidos pela soma das pontuações nos dois julgamentos e a terceira etapa, que consiste na avaliação da história dos produtos.

As inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal – edição Queijos estão abertas até o dia 22/4l. Mais informações: www.cnabrasil.org.br/artesanaisetradicionais/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Brasil já é o segundo maior confinador de gado do mundo

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA