Minas Gerais

Projeto quer construir mil bacias de captação de água da chuva em Rio Piracicaba

Publicados

em


 Emater-MG / Divulgação

A cidade de Rio Piracicaba, na região Central de Minas, foi um dos municípios mineiros mais prejudicados com as chuvas intensas no início do ano. Agora, no entanto, com a época de estiagem, muitos cursos d’água secam e o desafio se inverte.

Visando preparar melhor o município para as mudanças climáticas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) firmou parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, para lançar o programa Semear Águas. A iniciativa consiste na construção de várias de bacias de captação e infiltração de água da chuva, as chamadas barraginhas, no município.

A prefeitura vai disponibilizar gratuitamente para os produtores o maquinário para a construção das barraginhas. Já a Emater-MG, vai oferecer assistência técnica aos agricultores na elaboração do projeto.

“A meta é construir mil barraginhas. Nós vamos orientar os trabalhos, definindo os locais mais aptos da propriedade para a construção, vendo o tamanho da precipitação e demais aspectos técnicos”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-MG Gustavo Barbosa.

Leia Também:  Livro aborda práticas e saberes da divulgação científica

A ideia é que o projeto, segundo representantes da prefeitura, melhore a capacidade hídrica do município. Como o processo ajuda no abastecimento do lençol freático, é possível reduzir os efeitos dos períodos de seca, o que traz benefícios para os produtores e o meio ambiente.  As barraginhas, no caso, ajudam a evitar processos erosivos comuns em regiões de pastagens, principalmente as degradadas.

Revitalização de lagoa

As obras já começaram na microbacia do Córrego do Carvalho. “Nós iniciamos por essa região por uma questão estratégica. Ela faz limite com a localidade do Fidalgo, onde existe uma lagoa, que antigamente tinha uma extensa lâmina d´água e hoje está bastante assoreada. Acreditamos que, com o passar dos anos, o volume de água tenderá a aumentar e a lagoa poderá ser revitalizada”, explica João Victor.

Os produtores interessados em aderir ao projeto de bacias de captação em Rio Piracicaba devem se inscrever na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. “O interesse dos produtores está sendo bem grande. No dia de campo, realizado no dia 22 de março, tivemos a participação de 25 pessoas, inclusive autoridades de municípios vizinhos. Atualmente já temos cerca de 50 produtores inscritos, então temos programados para fazer esse ano no município cerca de 300 a 400 barraginhas”, conta o extensionista da Emater-MG.

Leia Também:  Governo de Minas institui criação do Corredor Ecológico Serra da Moeda-Arêdes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Prazo de aplicação dos questionários do Projeto Socioemocional é estendido até o dia 27/3 

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Moradores da região Oeste da Capital rejeitam bacias de contenção para prevenir enchentes

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA