Minas Gerais

Invest Minas lança nova versão de guia para ajudar municípios a atrair investimentos

Publicados

em


A Invest Minas acaba de lançar a mais nova versão do “Guia para Atração de Investimentos para Municípios”. O documento busca orientar gestores municipais e organizações a prepararem as cidades para oferecer boas condições para atrair novas empresas e gerar mais empregos e renda para a população. De acesso gratuito, o manual foi elaborado pela equipe técnica da agência do Governo de Minas, responsável por intermediar mais de R$ 200 bilhões em investimentos no estado desde 2019.

O manual explica, por exemplo, o que é uma política de atração de investimentos e como o gestor pode identificar os potenciais de sua região com base em informações obtidas junto a instituições, organizações e empresas já instaladas, além de traçar a melhor estratégia. Essas informações podem ser usadas tanto para criar novas cadeias produtivas como para trazer mais empresas, reforçando, por exemplo, a rede de fornecedores.

O material também dedica boa parte das orientações aos incentivos fiscais e à modernização das normas, com o objetivo de retirar entraves burocráticos para a instalação e funcionamento de novos negócios. “O exemplo vem do próprio Governo de Minas que, nos últimos três anos, já revogou quase 600 normas que não faziam sentido ou que mais atrapalhavam do que ajudam os empreendedores. E os resultados estão aí, com recorde de atração de investimentos para o estado. Os municípios também têm condições de melhorar o ambiente de negócios, tornando a legislação mais amigável para o setor produtivo, o que certamente deixa a cidade mais atrativa para novos empreendimentos que gerem emprego e renda para a população”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Leia Também:  Exportações de Minas já somam US$ 13,4 bilhões em 2024 e balança comercial mantém ritmo positivo

Investimentos em serviços

Lançado em 2021, o guia atualizado neste ano apresenta como novidade várias orientações para que o gestor realize o planejamento tributário utilizando o Valor Adicionado Fiscal (VAF) – índice calculado anualmente pelo Governo do Estado e que serve como base para os repasses obrigatórios constitucionais para os municípios.

“O índice leva em conta o número de empresas que contribuem com tributos, como ICMS ou IPI. Quanto mais empresas contribuintes, maior é o índice e, consequentemente, maiores são os repasses. O município deve então ficar atento e orientar os empreendedores a entregar as documentações dentro dos prazos e de maneira correta. Isso significa mais recursos que serão destinados para a cidade, que poderá fazer mais investimentos buscando atrair empresas”, afirma o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.

Outra novidade da edição 2022, em acordo com a estratégia da Invest Minas de se manter como referência internacional em atração de investimentos, é que o documento foi editado em inglês e espanhol.

No guia, o gestor ainda saberá como elaborar uma agenda de infraestrutura, focando esforços em obras que vão favorecer a atuação de setores apontados anteriormente como prioritários, principalmente na área logística, e na oferta de serviços públicos de qualidade, como rede de energia elétrica, gás canalizado, acesso à internet, abastecimento de água e saneamento.

Leia Também:  Vence dia 30/6 o prazo para vacinar contra brucelose em Minas Gerais 

“Esses serviços também são analisados com muita atenção pelos empreendedores já que, além de serem importantes para o negócio em si, também interferem na qualidade de vida dos funcionários das empresas. E isso faz muita diferença na hora de se escolher onde investir”, conclui Braga.

O “Guia para Atração de Investimentos para Municípios” está disponível no site da Invest Minas. O acesso é gratuito e pode ser feito neste link.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Agência RMBH lança plantão para tirar dúvidas sobre uso e ocupação do solo

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Fundação Clóvis Salgado prorroga inscrições para o 24º Festival Internacional de Curtas

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA