Minas Gerais
Epamig promove piscicultura mineira na região da Zona da Mata
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deu início à comercialização de carpas coloridas no Campo Experimental de Leopoldina, na Zona da Mata. A empresa separou um lote com 1,5 mil alevinos (carpinhas) de 5 a 8 centímetros de comprimento, que serão vendidos no valor de R$0,80 a R$1 a unidade. Os interessados devem comparecer em Leopoldina ou entrar em contato por meio dos canais de atendimento da Epamig.
A comercialização de carpas coloridas é um dos resultados das ações do Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce da Epamig, criado para colaborar com produtores da região.
De acordo com o pesquisador da empresa, Alexmiliano Vogel, o trabalho com carpas é um dos pilares do Centro de Referência da Epamig. “Nossos lotes de matrizes e reprodutores de carpas ainda são pequenos. Porém, há a previsão de novas aquisições para reforçar e complementar nosso plantel. Buscamos matrizes e reprodutores de cores fortes, formas e detalhes bem definidos, tudo para fornecer ao produtor peixes de qualidade”, destaca.
Quando questionado sobre os requisitos básicos para obter sucesso na criação de carpas para uso ornamental, o pesquisador é enfático em ressaltar as características da água.
“Sempre que falamos de peixe, temos de nos preocupar com os parâmetros de qualidade da água. Para as carpas, o ideal é um pH entre 7.2 e 8.5, teores de amônia abaixo de 0.5 mg por litro, temperatura entre 18ºC e 26°C, e oxigênio em torno de 5 mg por litro”, conclui o pesquisador.
Compradores de carpas e piscicultores em geral podem entrar em contato com a Epamig de Leopoldina pelo telefone (32) 3441-2330 ou pelo e-mail celp@epamig.br.
Piscicultura ornamental
O Centro de Referência em Piscicultura Ornamental de Água Doce da Epamig foi inaugurado em 2017 e está localizado no Campo Experimental da empresa no município de Leopoldina. O centro surgiu com a função de atender a demandas de criadores e piscicultores por tecnologias para o incremento da atividade no estado.
Resultado de parceria entre a Epamig, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além do extinto Ministério de Aquicultura e Pesca (MAP), o centro gera informações qualificadas para a melhoria do desempenho técnico, ambiental e econômico da piscicultura ornamental mineira.
A atuação dos pesquisadores da Epamig é integrada com associações, cooperativas, extensão rural e demais entidades representativas, tudo para promover capacitação e o desenvolvimento de técnicas para a criação de espécies ornamentais.
A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS25 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil