Minas Gerais
Sejusp reativa Unidade de Prevenção à Criminalidade em Ribeirão das Neves
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), reimplantou a Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Rosaneves, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma visita guiada ao espaço, na tarde desta terça-feira (3/5), marcou a retomada dos trabalhos, que foram suspensos em julho de 2020 devido ao contingenciamento financeiro em razão da queda de arrecadação oriunda da pandemia da covid-19.
Com a retomada das atividades, a UPC Rosaneves reabre em um novo endereço e com as equipes preparadas para atender às demandas da comunidade local. Na unidade são oferecidos à população os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos.
A visita, que contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e parceiros da política estadual de prevenção social à criminalidade, foi guiada pela subsecretária de Prevenção à Criminalidade em exercício, Flávia Mendes, e pela gestora da UPC Rosaneves, Mary Lúcia da Anunciação.
Presente no evento, o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Jeferson Botelho, elogiou os trabalhos desenvolvidos pela política de prevenção à criminalidade. “Esse é um projeto de vida. Se o Estado se organiza, evidentemente a criminalidade se afasta. Esse foi o grande objetivo de se buscar a implantação desses programas, que são bem sucedidos e reconhecidos internacionalmente”. A secretária Executiva de Segurança Pública, Tatiana Telles, também participou da visita.
Durante o encontro, a subsecretária Flávia Mendes celebrou a retomada dos trabalhos. “Estamos muito felizes em fazer a entrega de mais uma unidade de prevenção. Foram quase dois anos para reativá-la, devido à pandemia. Desde que chegamos aqui, em 2005, havia uma série histórica significativa de homicídios e, em um trabalho conjunto com a rede, conseguimos reduzir a zero, até que chegou a pandemia. Por isso é importante a nossa retomada”, destacou.
Programas
A UPC Rosaneves volta a oferecer à população os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos. Instituído no ano de 2003, o Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo! atua na prevenção e na redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens de 12 a 24 anos, em áreas que registram maior concentração desse fenômeno. O programa articula dois eixos de atuação: proteção social e intervenção estratégica. As oficinas esportivas, culturais e artísticas oferecidas são estratégias de aproximação e atendimento aos adolescentes e jovens articuladas às características das áreas atendidas. Elas são implantadas em diferentes locais das áreas de abrangência da Unidade de Prevenção à Criminalidade, articulando aspectos da singularidade dos adolescentes e dos jovens e o acesso a direitos.
Já o Programa Mediação de Conflitos faz parte da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade desde 2005 e está presente em dez municípios de Minas Gerais. As equipes de analistas sociais do programa, a partir de diversas técnicas, contribuem para o fortalecimento e a mobilização comunitária, incentivam o diálogo e o capital social e facilitam o acesso a direitos. A intenção é construir com os moradores uma segurança pública cidadã e promover meios pacíficos de resolução de conflitos, a partir dos fundamentos da mediação comunitária, impactando na redução da violência letal.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.