Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Seplag-MG lança oitava consulta pública para adequação do Estado à Nova Lei de Licitações 

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio do grupo de trabalho instituído para implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (GT-NLLC) no Estado, disponibiliza, nesta quinta-feira (5/5), a oitava consulta pública para adequação dos procedimentos de compras estaduais à nova legislação. Desta vez, a consulta se refere à regulamentação que trata do enquadramento de bens de consumo e permanentes nas categorias comum e de luxo. 

O formulário ficará disponível para contribuições dos servidores e da população em geral até o dia 20/5. Para acessar, clique aqui. De acordo com a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº. 14.133/2021), os itens de consumo adquiridos para atender às demandas da Administração Pública deverão ser de qualidade comum, sendo vedada a aquisição de artigos de luxo. 

“A proposta de regulamento abrange, não só os bens de consumo, mas também os bens permanentes, que deverão seguir parâmetros similares quanto à sua escolha, mantendo o compromisso do Governo de Minas de atender às demandas públicas com qualidade, zelando também pela economicidade e responsabilidade com o gasto público”, aponta o subsecretário do Centro de Serviços Compartilhados, Rodrigo Matias. 

Leia Também:  Epamig firma parceria com a empresa Carapreta para pesquisas com forrageiras no semiárido mineiro

Outro ponto abordado na minuta de regulamento é o Catálogo de Materiais e Serviços (Catmas) da Seplag-MG, que pode facilitar a identificação dos itens catalogados e viabilizar rotinas de monitoramento e avaliação do perfil das compras realizadas pelo Estado. 

“O Catmas é um instrumento estratégico nas aquisições e contratações públicas, apoiando desde o planejamento anual até processos de gestão de materiais e patrimônio, e possibilitando a operacionalização de diversas políticas de compras. Agora, ele também terá papel na governança das contratações, para que alcancemos resultados ainda melhores”, explica o diretor Central de Normas e Cadastro de Logística e Patrimônio, Raphael Martinelli. 

Consultas públicas 

Outras sete consultas públicas sobre a Nova Lei de Licitações já foram concluídas pela Seplag-MG. Foram coletadas sugestões sobre os regulamentos da gestão e fiscalização de contratos administrativos, apuração de infrações e aplicação de sanções a licitantes e contratados, atuação dos agentes envolvidos nas contratações, procedimentos para realização de pesquisa de preços, estudo técnico preliminar, contratação direta por dispensa de licitação em função do valor e modalidades de licitação pregão e concorrência com os critérios de julgamento de menor preço e maior desconto. 

Leia Também:  Governo de Minas publica lista do primeiro e segundo lotes do Adveb e atos de progressão e promoção da carreira

Ao longo do ano, serão realizadas outras consultas públicas com o objetivo de promover transparência e participação no processo de implementação dos dispositivos necessários à adoção da Lei Federal nº 14.133/2021 em Minas Gerais. Para saber o que é uma consulta pública, clique aqui e assista ao vídeo orientativo. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Importância das Apaes motiva audiência pública

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA