Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Professores e coordenadores regionais de ensino participam de formação do Ensino Médio em Tempo Integral

Publicados

em

SEE / Divulgação

Profissionais responsáveis pelas aulas de “Projeto de Vida”, componente curricular implementado nas turmas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na rede estadual de ensino, estão participando de encontros de formação organizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Ao todo, são 1.175 professores e coordenadores gerais que participam das formações, realizadas por equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), com acompanhamento do time de EMTI do órgão central da SEE/MG. O treinamento, previsto para seguir até 18/5, é dividido em dois dias de instruções, com carga horária de oito horas diárias.

Nesta semana, foi a vez dos profissionais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A participarem da ação. De acordo com a coordenadora do Ensino Médio em Tempo Integral da SEE/MG, Cláudia Maria da Silva Lobo, o trabalho desempenhado vai além do profissional que atua no programa.

“Toda a equipe escolar precisa incentivar a formação para a vida, valores e acreditar nos sonhos dos nossos estudantes. Então, hoje, aqui na Metropolitana A, além dos professores envolvidos no Projeto de Vida e dos coordenadores gerais, nós convidamos os diretores das escolas de expansão do EMTI, para que eles entendessem melhor o trabalho do projeto”, explicou.

Leia Também:  Mirella aposta em look revelador e esbanja boa forma no espelho: “Comissão de fora!”

Os espaços servem também como troca de experiências entre os próprios profissionais. O professor de sociologia e coordenador geral do EMTI na Escola Estadual Laura das Chagas Ferreira, em Belo Horizonte, conta que se espelha em relatos dos colegas. “Eu considero esse momento muito importante, fundamental. Até para nós professores nos ouvirmos. Acho que a gente carece muito desse momento de escuta e, às vezes, a gente se vê, quase que em uma terapia coletiva, de tanto que a gente reconhece os relatos dos colegas e parte em busca de soluções para a realidade das nossas escolas”, pontuou. 

A preocupação com o bem-estar de cada aluno faz de Cristine Duarte, professora do Projeto de Vida na Escola Estadual Presidente Dutra, em Belo Horizonte, uma profissional engajada no programa. “Sonhos não envelhecem, então ele pode se tornar realidade. Basta percorrer um caminho com foco, estratégias e objetivos. A base para qualquer trabalho é você escutar, sem julgar. Então, temos que trabalhar a coragem dos alunos para que eles não desistam de seus sonhos”, conta com sorriso no rosto.

Leia Também:  Professores da rede estadual são selecionados para imersão no ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico

As formações, realizadas em todas as 47 superintendências regionais, começaram em 26/4.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida nasceu para ressignificar o conteúdo trabalhado nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. “O objetivo é trazer uma perspectiva do professor trabalhar com os sonhos dos estudantes e, a partir desses sonhos, traçar uma meta, de um projeto de vida, para que se consiga alcançar os objetivos propostos por esses alunos”, a coordenadora do EMTI, Cláudia Maria da Silva Lobo. 

Neste ano, 601 escolas estaduais oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral em Minas Gerais. Ao todo, foram disponibilizadas 97 mil vagas na modalidade. Para conhecer um pouco mais sobre o EMTI e escolas que participam da iniciativa no estado, basta acessar o site querointegral.com.br/mg.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Mirella aposta em look revelador e esbanja boa forma no espelho: “Comissão de fora!”

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA