Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Mulheres policiais penais de Uberlândia e Araguari participam de treinamento prisional 

Publicados

em

Algemação, treinamento de tiro prático, bastão e tonfa, instrumentos de menor potencial ofensivo e defesa pessoal. São essas as disciplinas que fazem parte do Treinamento Prisional Básico oferecido a 48 policiais penais femininas da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). Elas trabalham no presídio de Araguari, e no presídio e na penitenciária de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O curso tem uma semana de duração, e está dividido em duas turmas. A primeira fez o curso nesta semana, com início na última segunda-feira (2/5). E a segunda terá aulas entre o dia 9/5 e a próxima sexta-feira (13/5). 

 As aulas acontecem nas instalações do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) do Presídio de Uberlândia, exceto a de tiro prático, que é realizada em um estande de tiro fora da unidade prisional. O treinamento é ministrado por cinco policiais penais instrutores credenciados pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e pela Superintendência Educacional de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).   

Segundo o diretor-regional da 9ª Risp, Marcus Vinicius de Oliveira, o objetivo é capacitar e reciclar o conhecimento das policiais penais. “O curso vem para reforçar o trabalho feito diariamente por essas mulheres; elas passam por diversas situações no cotidiano de trabalho e terão que reagir e fazer frente. Por isso, a capacitação continuada está sendo promovida para trazer esse conhecimento e a proximidade com a realidade, para que elas possam, em qualquer situação, ter a sua capacidade de resposta pronta e atualizada. Isso é essencial para um bom trabalho”.  

Leia Também:  Estado promove formação sobre Censo Escolar da Educação Básica 2024

Todas as participantes serão certificadas com diploma. A iniciativa faz parte de um dos objetivos da atual gestão da Sejusp, de capacitar e reciclar o conhecimento de seus servidores, tornando-os cada vez mais habilitados para atuar nas mais diversas situações. A policial penal Larissa Pelegrino é uma das capacitadas e conta que já vai colocar em prática no seu dia a dia as técnicas que aprendeu na aula de Algemação. Larissa atualmente está no Grupo de Escoltas Táticas (Getap) do Presídio de Uberlândia.  

“Agora tenho muito mais segurança e confiança para fazer a algemação, com as técnicas que aprendi no treinamento. Vou ter um melhor desempenho no meu procedimento”, diz. “A capacitação foi excelente, nos meus quase 19 anos no sistema prisional nunca tinha vivenciado situações, mesmo que simuladas, como a que experimentei dentro de um pavilhão sob estresse, e como atuar nessas horas de pressão. O curso me deu vontade de buscar mais aperfeiçoamento, me dedicar e aprender mais”.  

A situação a qual Larissa se refere é uma simulação em que as policiais penais femininas experimentaram em um pavilhão desativado, onde tiveram que encenar a retirada de um preso que passava mal, com a agitação dos outros presos, como relata o instrutor Jaderson Thiago Izael da Silva. “Trouxemos para elas ensinamentos básicos, mas que ao mesmo tempo mostrassem outras rotinas. Dessa forma, elas foram levadas para um outro cenário, no qual a tomada de decisão sob estresse é muito importante”.  

Leia Também:  Copasa implanta sistema de automação da captação de água no Rio São Francisco

Izael aprendeu todas as técnicas e ensinamentos nos cursos oferecidos pela Sejusp, e tornou-se um multiplicador da 9ª Risp, repassando seus conhecimentos para os colegas. Ele é, atualmente, coordenador do GIR do Presídio de Uberlândia. “Também apliquei um pouco da minha experiência diária. Nada foi diferente para elas, por serem mulheres. Na Polícia Penal de Minas Gerais não há distinção por sexo”.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Reunião com o governo da Polônia encerra participação de Minas na COP27

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA