Minas Gerais

APA Fernão Dias tem aumento superior a 1.600% no número de visitantes em 2022

Publicados

em

Uma das maiores áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 98,45 hectares, a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, localizada em Contagem, registrou aumento superior a 1.600% no número de visitantes somente em 2022. A Unidade de Conservação (UC), que contou com a visita de um público de 258 pessoas no mês de janeiro, fechou abril com 4.591 pessoas. Uma expansão de 1.679%.
 
O crescimento foi ascendente nos quatro primeiros meses de 2022. Em fevereiro, por exemplo, a APA constatou um público de 811 pessoas. Em março, por sua vez, a UC registrou a visita de 2.942 pessoas. Os números são resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a prefeitura de Contagem, em 2019. Enquanto o Estado gere a unidade, o município apoia com mão de obra e na estruturação do espaço.

“A visitação é uma grande forma de proteção, porque quem vem cuida; quem gosta cuida. Vamos inibindo aquelas invasões que tínhamos de forma recorrente. Com a visitação, os usuários são os nossos olhos aqui dentro. Isso é muito importante”, afirma  secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, Maria Thereza Camisão.
 
O gerente da APA Parque Fernão Dias, Marcus Vinícius de Freitas, salienta que o trabalho feito pelo IEF e pela prefeitura de Contagem é para proporcionar cada vez mais uma UC. Para isso, parcerias estão sendo feitas, inclusive, com a iniciativa privada, para implementar atrativos no local. 

“Estamos trabalhando muito. O IEF e a prefeitura de Contagem estão buscando as parcerias para poder implementar diversos atrativos para que o visitante possa ter um espaço de lazer que, com certeza, está relacionado à qualidade de vida, criando um sentimento de pertencimento de todos nessa unidade”, afirma.
 
Melhorias
 
A área da APA Parque Fernão Dias foi criada pela Lei Estadual 22.428/2016, após ficar fechada por cerca de dez anos. Ao assumir o local, o IEF deu posse ao conselho consultivo do espaço, representado por vários segmentos da sociedade. Após dois anos de mandato, uma eleição reconduziu os atuais membros por mais dois anos e, no fim de 2022, um novo pleito está marcado para eleger novos conselheiros, garantindo, assim, a participação da sociedade na gestão da APA.
 
Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre IEF e prefeitura de Contagem, uma série de ações começaram a ser realizadas para melhorar a estrutura e adequar a unidade para reabertura ao público. Foram feitas, por exemplo, a reforma da portaria, da sede do parque e a implantação de uma série de estruturas, como bebedouros e duchas. Também foi providenciado o cercamento de todo o perímetro da APA e foi adotada a portaria 24 horas. 
 
Para a reabertura, também foi feito o regulamento interno da APA, com normas de comportamento e de uso da unidade. As crianças foram contempladas no novo projeto com a instalação de um playground, feito por meio de uma parceria com a iniciativa privada.

Leia Também:  Governo de Minas lança programa de capacitação profissional gratuita em 101 cidades

“O parque está com uma programação bacana de eventos, como o ‘Domingo no Parque’, as barraquinhas de economia solidária, entre outras. É um atrativo muito interessante para que a população volte a frequentar o parque”, reforça Rafael Mendes, diretor de Parques da prefeitura de Contagem.
 
Futuro
 
Outros atrativos serão implementados na APA futuramente, como um espaço de 500 metros quadrados para apresentações culturais. A ação, que está sendo desenvolvida também em parceria com iniciativa privada, tem como nome “Diversão em Cena” e consiste na apresentação de peças teatrais duas vezes por semana. Uma tenda será instalada e ficará disponível para os usuários do parque. 
 
Em paralelo, sendo desenvolvida a “Trilha dos Sentidos”, onde o visitante, vendado, poderá aguçar o tato e a audição. Desta forma, o público poderá entender a importância do espaço. A inauguração da rota de 80 metros, que está sendo feita em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), está prevista para o dia 5/6, durante a Semana do Meio Ambiente.
 
Também há planos para o uso da pista de bicicross do parque em forma de evento. Isso porque a estrutura receberá a Copa Brasil de Mountain Bike Kids, na qual participantes entre 2 e 15 anos competem. A etapa está prevista para acontecer em Contagem no dia 27/8, como parte da programação de comemoração ao aniversário da cidade.
 
Além do bicicross, a APA Parque Fernão Dias abriga o primeiro velódromo de Minas e o terceiro do Brasil. A estrutura também será revitalizada, assim como nove quadras de futebol e basquete. A UC também dispõe de mirantes.
 
Em outubro, está prevista a realização da oficina para elaboração do Plano de Manejo, que é o principal documento de gestão das Unidades de Conservação. “O IEF estará com técnicos da própria instituição elaborando esse Plano de Manejo. Já fizemos o diagnóstico, o pré-zoneamento e vamos fazer, agora, uma oficina de planejamento, que vai envolver a participação de diversas pessoas para elaboração do plano”, explicou Marcus Vinícius.
 
Planejamento à altura de uma verdadeira joia, que abriga biomas da Mata Atlântica e Cerrado, além de ser um divisor das bacias dos rios Paraopeba e do Velhas. “São muitas coisas que estamos pensando em implementar para que o Parque Fernão Dias seja referência a nível estadual”, conclui o gerente da Unidade de Conservação.

Leia Também:  Sobe para 91 o número de municípios em situação de emergência devido às chuvas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo ajuda a reduzir em quase 11% o número de lixões em Minas

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Fhemig oferece 70 vagas para profissionais de níveis superior e técnico

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA