Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Cemig divulga resultado de propostas para a Chamada Pública de Eficiência Energética 2021

Publicados

em

Cemig / Divulgação

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou nesta terça-feira (10/5), o resultado da sua Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2021, que aprovou propostas para a melhoria das instalações, contemplando a substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes, e a instalação de fontes de geração incentivadas, conforme as regras estabelecidas no edital. O valor total captado com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) Cemig para esta Chamada foi de R$ 13.645.306,62 e foram aprovados projetos de iluminação interna e iluminação pública, troca de motores, sistema fotovoltaico e condicionamento ambiental.

Entre os contemplados estão a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Boa Esperança, os Correios, o Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, a Santa Casa de São João del-Rei e a Sociedade Educacional Uberabense, além de diversas prefeituras como Almenara, Candeias, Juiz de Fora entre outras. Um destaque nesta chamada pública é que pela primeira vez a Cemig terá um projeto para atender a sua maior classe consumidora, a residencial, aprovado via o chamamento. Os detalhes dos resultados e outras informações podem ser conhecidas no portal da Cemig na internet.

Leia Também:  Governo de Minas publica a nomeação de 1 mil professores aprovados em concurso da Educação  

A chamada teve como objetivo a participação de clientes livres e cativos, conectados ao sistema de distribuição da companhia e cujas propostas de projeto se enquadraram em uma das seguintes tipologias: industrial, residencial (itinerante), comércio e serviços, poder público, serviço público, rural e iluminação pública.

Benefícios

Segundo a engenheira de eficiência energética da Cemig Aline Pimenta Martins, a redução do consumo de energia elétrica e a redução da demanda no horário de ponta para o sistema elétrico são os principais benefícios da chamada pública, além da disseminação dos benefícios da eficiência energética. “O chamamento propicia uma oportunidade para que o cliente proponha melhorias que permitam as soluções adequadas à redução do consumo e de gastos com a energia elétrica, impactando também na sua fatura de energia”, explica.

Nos últimos chamamentos, a Cemig recebeu propostas que resultaram no retrofit da iluminação, incluindo a iluminação pública, de equipamentos de ar-condicionado, de motores e de equipamentos de lavanderia hospitalar, bem como a instalação de sistema de aquecimento solar de água e implantação de sistemas fotovoltaicos. Ainda de acordo com a engenheira, iniciativas que contribuem para a promoção de tecnologias mais modernas e eficientes, como fontes limpas de geração de energia, se tornam mais acessíveis à sociedade por meio da Chamada Pública, ajudando a democratizar essas inovações.

Leia Também:  Festas de fim de ano favorecem alta da covid, mas só metade das pessoas acima de 40 anos tomou a segunda dose de reforço

Mais de 90 projetos já aprovados

A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é uma iniciativa da Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ocorre anualmente desde 2015, sendo que já foram aprovados mais de 90 projetos que beneficiam, principalmente, prefeituras e serviços públicos, como universidades e hospitais. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo de Minas publica a nomeação de 1 mil professores aprovados em concurso da Educação  

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA