Minas Gerais

Minas Gerais finaliza Operação Parador 27 com 57 pessoas presas e 13 vítimas resgatadas   

Publicados

em

Depois de 16 dias de operação em todo o país, a Operação Integrada Parador 27, com foco no combate aos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes, teve em Minas Gerais mais de 64 mil pessoas abordadas/alcançadas e o emprego de 1.904 policiais em todos os 853 municípios do estado. A integração e a articulação expressiva das forças de segurança e de instituições ligadas à temática possibilitaram o resgate de 13 vítimas e a prisão de 57 pessoas, além de 34 conduções e de sete menores apreendidos. Importante resultado aponta a identificação de 21 locais confirmados com práticas de exploração sexual de crianças e adolescentes. 

A Parador 27 é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Ela acontece simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal e é realizada por órgãos de Segurança Pública de todo o país, com apoio dos Conselhos Tutelares. Em Minas ela é coordenada pela Superintendência de Integração e Planejamento Operacional (Sipo), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e, além das forças de segurança – Polícia Rodoviária Federal, Polícia MilitarPolícia CivilPolícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar – também conta com ações do Ministério Público, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Subsecretarias de Atendimento Socioeducativo e Prevenção à Criminalidade da Sejusp.  

Leia Também:  Novas vagas disponíveis para médicos em Betim e Juiz de Fora  

Parador 27 em Minas  

O dia D da operação – dia que marca de forma mais expressiva as atividades da Parador 27 – foi realizado em todo o estado quarta-feira (18/5), data em que é celebrado nacionalmente o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. De acordo com o último relatório extraído pela Sipo, na tarde desta quinta-feira (19/5), dados apontam que ao longo destes 16 dias 2.618 locais foram fiscalizados. As equipes estiveram em diversos estabelecimentos, incluindo as paradas para motoristas localizadas em rodovias.  

Foram 162 denúncias apuradas; 54 encaminhamentos aos Conselhos Tutelares; mais de 52 mil veículos abordados/fiscalizados e 1.420 pontos de bloqueio para blitz em todo o estado. As equipes apreenderam 25 kg de maconha, três de cocaína e 15 unidades de droga sintética. Além disso, cinco metralhadoras, sete carabinas e seis revólveres também foram tirados de circulação.   

A Operação Parador 27 teve início no começo do mês de maio, segunda-feira (2/5), em todo o país e está na sua segunda edição para intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A primeira edição, em 2021, mobilizou 4.675 policiais. Eles fiscalizaram 1.832 locais e 6.888 veículos. Foram presas 105 pessoas e 38 menores foram resgatados.  

Leia Também:  Reparação Brumadinho: Prefeituras ganham protagonismo para elaborar e executar R$ 1,4 bilhão de projetos de saneamento básico na região atingida

Fique atento e denuncie  

As denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas por meio do Disque Denúncia 181 ou também por meio do Disque 100, Disque 191 e do Ligue 180. Em todos estes canais as ligações são gratuitas e anônimas.   

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Novas vagas disponíveis para médicos em Betim e Juiz de Fora  

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Reparação Brumadinho: Prefeituras ganham protagonismo para elaborar e executar R$ 1,4 bilhão de projetos de saneamento básico na região atingida

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA