Minas Gerais
Codemge apresenta oportunidade no segmento aeroespacial e abre agenda para apresentações individuais

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), abre, até a próxima quinta-feira (26/5), disponibilidade na agenda para auxiliar interessados no processo de alienação da participação de 15% na empresa Indústria de Aviação e Serviços S.A. (IAS).
O acesso será por meio de atendimentos individualizados sobre a oportunidade de negócio, feitos pelo e-mail [email protected].
Diretor de Participações da Codemge, Eduardo Zimmer Sampaio destaca a relevância do ativo apresentado. “A empresa tem se desenvolvido de forma consistente nos últimos anos por meio do estabelecimento de parcerias estratégicas, do aperfeiçoamento dos seus processos de gestão, e por meio do apoio da Codemge”, ressalta.
“Temos certeza de que o investidor que venha a adquirir a participação terá obtido, mais que um valioso ativo, também a oportunidade de se posicionar em um dos setores de maior desenvolvimento e potencial. A Minas Gerais e à Codemge, a alienação oferece geração de receita e impulsionamento da economia, favorecendo o desenvolvimento sustentável do Estado”, salienta.
BDMG
Ainda de acordo com o diretor, a iniciativa de abrir a agenda tem o objetivo de dar mais publicidade à oportunidade de negócio, além de apresentar como o processo competitivo se dará no futuro.
A superintendente de desestatização do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Renata Campos, e o coordenador do projeto, Alexandre Aronne, destacam que atuam de modo a auxiliar os administradores da Codemge nas análises jurídicas e econômico-financeiras das possibilidades de modelagem, custos e prazos do negócio.
O BDMG tem, como parte do estatuto social, a prestação do serviço de assessoria e assistência técnica à administração direta e indireta do Estado e dos municípios. Além disso, oferece experiência na estruturação de projetos de longa maturação e na consolidação de mecanismos em favor da boa governança de políticas públicas.
O presidente da IAS, Ronaldo Aldrin, lembra que, com 20 anos de existência, a organização é especializada em manutenção, reparo e inspeção (MRO) de motores e outros componentes aeronáuticos para a aviação civil e militar, com certificado de Empresa Estratégica de Defesa, outorgado pelo Ministério da Defesa brasileiro.
Além de corpo técnico altamente capacitado para o desenvolvimento interno de ferramentas, equipamentos e softwares, a IAS possui parcerias estratégicas com a Rolls-Royce, Pratt & Whitney e Honeywell.
Consulta pública
Em 25/4, a Codemge abriu consulta de interesse a fim de receber manifestações do setor privado para a alienação da participação da Codemge na IAS. A consulta segue até a próxima sexta-feira (27/5). Os dados a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos para apresentação das manifestações, encontram-se disponíveis neste link.
Gestão de Portfólio
Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de iniciativas para Minas.
O programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.
Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar