Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo de Minas oferece 15 cursos gratuitos para profissionais da educação

Publicados

em

Crédito: SEE-MG/Reprodução

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, que integra a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), e seminários como ferramentas para o aprimoramento dos profissionais da educação da rede estadual.

Neste mês de maio, 15 formações estão com inscrições abertas (atenção ao período, que varia em cada um dos cursos). A lista pode ser acessada neste link

Os cursos são voltados aos educadores, mas não limitados a professores. Especialistas, pedagogos e gestores escolares também podem participar e realizar as formações. “Com a Escola de Formação podemos acessar um número maior de professores, tendo em vista o tamanho do estado. Oferecemos o acesso à formação continuada de forma on-line porque nem todos conseguiriam fazer presencialmente. Esse é um importante fator para garantir a acessibilidade de todos nesse processo de formação”, pontua a coordenadora de Ensino da Escola de Formação, Janeth Cilene Betônico da Silva.

Segundo ela, com a implantação do novo ensino médio neste ano letivo, os cursos são ferramentas indispensáveis para o aprimoramento dos profissionais. “Ressaltamos a importância dos professores realizarem os cursos para ampliarem os conhecimentos, principalmente sobre a implementação do novo currículo, como é o caso do ensino médio”, diz Janeth.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 11 de novembro

Atualmente, estão disponíveis para inscrição formações de componentes do Currículo Referência de Minas Gerais como Arte, Geografia, Língua Inglesa, Ciências, História, Física, Matemática, Ensino Religioso e Língua Portuguesa.

Para o segundo semestre de 2022, dois cursos voltados aos educadores do ensino médio serão reabertos para novas turmas: “Reconexões”, que fala do socioemocional, e o “Transformar”, voltado aos professores de escolas prioritárias. Esses, em breve, estarão disponíveis no site para inscrições, em junho e agosto, respectivamente. Além do Google For Education, que forma turmas o ano todo.

Também para o segundo semestre, a Escola de Formação está prevendo a abertura de dois novos cursos, o de professor de biblioteca e de reforço escolar.

Outros cursos com inscrições abertas em maio: 

O ensino fundamental de anos iniciais no Currículo Referência de MG

Período de inscrição: até 22/5
Carga horária: 60 horas/aula

A educação infantil no Currículo Referência de Minas Gerais

Período de inscrição: até 22/5
Carga horária: 40 horas/aula

Tecnologia e inovação – módulo aprofundamento

Período de inscrição: até 30/5
Carga horária: 30 horas/aula

Leia Também:  Presidente da Associação dos Bancos de Minas Gerais visita o TJMG

O Currículo Referência de Minas Gerais para o ensino médio: conhecê-lo para implementá-lo

Período de inscrição: até 30/5
Carga horária: 20 horas/aula

Trilhas formativas: o planejamento no contexto escolar

Período de inscrição: até 6/6
Carga horária: 40 horas/aula

Coordenador pedagógico: papel e relevância no sistema educacional

Período de inscrição: até 6/6
Carga horária: 40 horas/aula

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Governo de Minas e farmacêutica multinacional inauguram centro de distribuição em Extrema

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA