Minas Gerais

Governo de Minas oferece 15 cursos gratuitos para profissionais da educação

Publicados

em

Crédito: SEE-MG/Reprodução

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, que integra a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), e seminários como ferramentas para o aprimoramento dos profissionais da educação da rede estadual.

Neste mês de maio, 15 formações estão com inscrições abertas (atenção ao período, que varia em cada um dos cursos). A lista pode ser acessada neste link

Os cursos são voltados aos educadores, mas não limitados a professores. Especialistas, pedagogos e gestores escolares também podem participar e realizar as formações. “Com a Escola de Formação podemos acessar um número maior de professores, tendo em vista o tamanho do estado. Oferecemos o acesso à formação continuada de forma on-line porque nem todos conseguiriam fazer presencialmente. Esse é um importante fator para garantir a acessibilidade de todos nesse processo de formação”, pontua a coordenadora de Ensino da Escola de Formação, Janeth Cilene Betônico da Silva.

Segundo ela, com a implantação do novo ensino médio neste ano letivo, os cursos são ferramentas indispensáveis para o aprimoramento dos profissionais. “Ressaltamos a importância dos professores realizarem os cursos para ampliarem os conhecimentos, principalmente sobre a implementação do novo currículo, como é o caso do ensino médio”, diz Janeth.

Leia Também:  Governo cria linha de crédito emergencial para o Nordeste e o norte de Minas Gerais

Atualmente, estão disponíveis para inscrição formações de componentes do Currículo Referência de Minas Gerais como Arte, Geografia, Língua Inglesa, Ciências, História, Física, Matemática, Ensino Religioso e Língua Portuguesa.

Para o segundo semestre de 2022, dois cursos voltados aos educadores do ensino médio serão reabertos para novas turmas: “Reconexões”, que fala do socioemocional, e o “Transformar”, voltado aos professores de escolas prioritárias. Esses, em breve, estarão disponíveis no site para inscrições, em junho e agosto, respectivamente. Além do Google For Education, que forma turmas o ano todo.

Também para o segundo semestre, a Escola de Formação está prevendo a abertura de dois novos cursos, o de professor de biblioteca e de reforço escolar.

Outros cursos com inscrições abertas em maio: 

O ensino fundamental de anos iniciais no Currículo Referência de MG

Período de inscrição: até 22/5
Carga horária: 60 horas/aula

A educação infantil no Currículo Referência de Minas Gerais

Período de inscrição: até 22/5
Carga horária: 40 horas/aula

Tecnologia e inovação – módulo aprofundamento

Período de inscrição: até 30/5
Carga horária: 30 horas/aula

Leia Também:  Estado e a Prefeitura de Capitólio assinam convênio para viabilizar obras de revitalização nos cânions

O Currículo Referência de Minas Gerais para o ensino médio: conhecê-lo para implementá-lo

Período de inscrição: até 30/5
Carga horária: 20 horas/aula

Trilhas formativas: o planejamento no contexto escolar

Período de inscrição: até 6/6
Carga horária: 40 horas/aula

Coordenador pedagógico: papel e relevância no sistema educacional

Período de inscrição: até 6/6
Carga horária: 40 horas/aula

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tiradentes promove o primeiro Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA