Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Treinamento capacita brigadistas para combate a incêndios florestais

Publicados

em

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) dá continuidade à preparação para o período crítico dos incêndios florestais em Minas Gerais. Nesta semana, está em curso um treinamento de formação e reciclagem, ação que preparará brigadistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para a prevenção e combate ao fogo nas unidades de conservação estaduais. O treinamento, que vai até sexta-feira (27/5), é ministrado por profissionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)

Em cinco dias de capacitação, 42 pessoas das brigadas de voluntários e de condomínios localizados na Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APA-Sul RMBH) conhecerão os métodos de combate a incêndios florestais. Ao final do curso, em 27/5, será realizada atividade prática com os conteúdos aplicados.

Na atividade, o grupo conhecerá, na prática, conceitos para contenção do fogo, análise do terreno, mecanismos de propagação, fatores climáticos e tipos de incêndios: subterrâneos, superficiais e fogo de copa. Os participantes conhecerão também as características ideais das ferramentas e equipamentos de combate a incêndio florestal e as funções de cada ferramenta usada na prevenção e combate, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Leia Também:  Prevenção à violência contra o idoso passa pelo combate ao etarismo

Ainda na parte teórica, mas com conhecimentos que serão utilizados na atividade prática, serão repassados conhecimentos sobre formas de extinção, os métodos de combate a incêndio florestal e como realizar rescaldo e aceiros.

Os participantes conhecerão, ainda, as noções de Sistema de Comando de Operações (SCO) para incêndios de grandes proporções e terão informações sobre diferentes modelos de organização pessoal, além de deveres e responsabilidades dos membros da brigada florestal, repassadas por diversas instituições envolvidas no combate. O aprendizado envolverá também como identificar uma situação de risco, comunicação gestual e procedimentos de segurança em operações com o uso de helicópteros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Operação Baco combate favorecimento da prostituição no Leste de Minas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA