Minas Gerais

Escolas estaduais e superintendências regionais trabalham ações de conscientização e prevenção a acidentes de trânsito

Publicados

em

SEE-MG / Divulgação

Os índices elevados de mortes, em consequência dos acidentes de trânsito, são considerados um dos maiores problemas de saúde pública mundial. E o resultado, em razão desses acontecimentos, são vistos em números: cerca de 43 mil pessoas perderam a vida e 244 mil foram internadas em Minas Gerais entre os anos de 2011 e 2021, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

A boa notícia é que, apesar de se tratar de um tema preocupante, grande parte dos acidentes podem ser evitados com educação no trânsito. E com esse objetivo, as escolas da rede estadual de Minas, a partir das orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), estão desenvolvendo diversas ações educativas com o tempo ao longo deste mês, dentro da campanha Maio Amarelo 2022.

Em Curvelo, região Central de Minas, a Superintendência Regional de Ensino (SRE), está trabalhando a temática no 2º Concurso de Redações Maio Amarelo.

Já em Belo Horizonte, a Escola Estadual Ordem e Progresso, que fica no bairro Nova Gameleira, realizou, em 10/5, várias atividades de mobilização focadas na segurança viária, entre elas, uma palestra sobre o risco de acidentes de motocicletas, que, muitas vezes, são provocados por linhas de cerol em pipas.

Leia Também:  Uberaba receberá etapa estadual do Jemg 2023

Outro exemplo é a Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria, da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé, na Zona da Mata, que também está promovendo ações de prevenção, com apoio de Jackson Fernandes, observador certificado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Ainda na Zona da Mata, a SRE de Carangola, em parceria com a Prefeitura Municipal, também promove ações do Maio Amarelo, como o Concurso Trânsito Legal 2022, onde os primeiros colocados serão premiados com uma bicicleta e troféus para o 2º e 3º lugar.

As iniciativas implementadas pelas escolas estaduais mineiras, desenvolvidas em parceria com órgãos da Segurança Pública, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal Belo Horizonte e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), fazem referência à Campanha Maio Amarelo 2022, cujo lema é “Juntos Salvamos Vida”.

Sobre o Maio Amarelo

É um movimento internacional, celebrado anualmente no mês de maio, que ganhou repercussão no Brasil em 2014.  Há seis anos, o governo de Minas, por meio da SES/MG, apoia a campanha. Para mais informações, clique aqui.

Leia Também:  Crescimento da produção de soja impulsiona o PIB e destaca desigualdades regionais, diz FGV IBRE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Ponte provisória, entre Crisólita e Águas Formosas, é somente para veículos leves e ambulâncias

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Criação e autorização de funcionamento de escolas é tema de encontro da Educação

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA