Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Em semana especial, Cemig realiza várias ações que abordam a prevenção de acidentes com a rede elétrica 

Publicados

em

Com o objetivo de conscientizar cada vez mais a população sobre os cuidados que devem ser observados em relação ao uso seguro da energia, a Cemig realiza, a partir desta segunda-feira (30/5), a Semana Externa de Prevenção de Acidentes da População (Sepap). Entre as muitas atividades, estão previstas palestras sobre o tema para parceiros, funcionários, colaboradores e a população, além de iniciativas educativas em escolas e em pátios de obras e estabelecimentos da construção civil. A série de ações acontece até a próxima sexta-feira (3/6). 

Cemig / Divulgação

Os riscos e os perigos do uso não seguro da eletricidade são assuntos conhecidos pela maioria das pessoas. Mas, basta apenas um descuido, para que um acidente possa ocorrer. De acordo com o anuário 2022 da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), o número geral de acidentes com energia elétrica no Brasil aumentou 5% em 2021 na comparação com 2020. No entanto, o número de mortes causadas por choque elétrico, tipo de ocorrência que representa a maioria dos acidentes de origem elétrica, apresentou queda de um ano para o outro. 

Leia Também:  Governo de Minas inaugura centros de educação infantil na cidade de Araxá, no Alto Paranaíba

Para os especialistas, os dados ainda são preocupantes, mas a redução ressalta a importância do trabalho permanente de conscientização. O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, lembra que a execução de ações de prevenção é algo constante na companhia e ganha força nesta semana específica dedicada ao tema. “As ações programadas durante a realização da Sepap buscam alertar a população para esse cenário e sobre a importância da redução dos riscos de acidentes com a rede elétrica. Vamos reforçar a divulgação dos nossos materiais de orientação sobre o tema para os colaboradores, parceiros e o público em geral”, explica o gerente. 

Além disso, continua o especialista em segurança da Cemig, “sabemos que as crianças são verdadeiras mobilizadoras e levam para os pais, irmãos e toda a família a necessidade e a importância de falar sobre o assunto. Por isso, vamos intensificar nossas ações educativas nas escolas de todas as regiões do estado”. 

Ele ressalta que a energia elétrica é um bem essencial às pessoas e, por isso, a Cemig busca conscientizar a população, trabalhadores e colaboradores para evitar acidentes. “O sistema elétrico da Cemig é constituído de redes construídas dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e obedece a todas as normas de segurança. A meta da companhia é de zerar o número de acidentes de qualquer natureza”, reforçou. 

Leia Também:  PCMG em Arcos realiza a 3ª edição do Natal Solidário

Ações educativas 

Outro setor em que são registradas muitas ocorrências de origem elétrica é o da construção civil. Neste segmento econômico, o maior risco de acidentes é relacionado a tarefas realizadas nas proximidades das redes elétricas, como a reforma de telhado, serviços de pinturas em fachadas e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo. Por isso, a Cemig vai intensificar as atividades educativas, que visam a prevenção dos acidentes com a rede elétrica, em lojas de materiais de construção e nos canteiros de obras, além de realizar blitz de segurança em empreendimentos da construção civil. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  TJMG realiza 5º Encontro de Gestores da Superintendência Judiciária

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA