Minas Gerais
Secretaria de Educação divulga lista de unidades premiadas na primeira edição do Prêmio Escola Transformação 2022

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) divulgou, neste sábado (4/6), a lista das escolas premiadas na primeira edição do Prêmio Escola Transformação 2022, iniciativa que reconhece práticas e experiências positivas implementadas pelas escolas estaduais de Minas no processo de melhoria da qualidade do ensino público. Nesta primeira fase, foram distribuídos 351 prêmios de menção honrosa pelas maiores participações na Avaliação Diagnóstica realizada em março. Ao todo, foram contempladas 283 escolas estaduais dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio.
O Prêmio Escola Transformação 2022 é dividido em três edições. Ainda neste ano, serão realizadas mais duas edições, as próximas com distribuição de premiações em recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. A iniciativa vai distribuir até R$ 105 milhões em premiações para escolas da rede estadual – cerca de 350 prêmios em cada edição, sendo a primeira apenas com menção honrosa.
A superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Júlia Drumond, faz uma avaliação positiva da iniciativa e destaca a importância de premiar as escolas, incentivar o desenvolvimento de projetos pedagógicos e boas práticas de ensino na rede estadual. “O prêmio é uma iniciativa acertada da SEE/MG para reconhecimento das práticas exitosas das escolas estaduais. É uma retribuição às escolas que conquistaram, após grande esforço, destaque nestes resultados. Já percebemos os efeitos positivos na rede educacional, tanto na mobilização, quanto no incentivo de gestores e de toda comunidade escolar para participação nas avaliações e apropriação dos resultados para melhoria do ensino”, explicou Júlia Drumond.
Índice Escola Transformação (Inest)
Na segunda edição, serão distribuídos até 350 prêmios para escolas que obtiverem melhores resultados no Índice Escola Transformação (Inest) nas categorias: maiores pontuações no Inest- 2 e maiores variações percentuais positivas entre o Inest-1 e o Inest-2. O Inest é obtido por meio do produto de dois indicadores – fluxo escolar e desempenho – gerando um resultado por nível de ensino. O Inest-1 será calculado a partir dos resultados da avaliação diagnóstica e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro bimestre. Já o Inest-2, a partir dos resultados da primeira avaliação trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro e segundo bimestres, conjuntamente.
Por fim, o Inest-3 será calculado a partir dos resultados da segunda avaliação trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro, segundo e terceiro bimestres, conjuntamente.
Escola Transformação 2021
No ano passado, o Prêmio Escola Transformação distribuiu mil prêmios a unidades de ensino que obtiveram os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, nas três edições realizadas ao longo do ano.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral7 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado