Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Governo e Ministério Público criam programa Juntos por Minas

Publicados

em

O Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinaram, nesta terça-feira (7/6), no Edifício Tiradentes, em Belo Horizonte, o protocolo de intenções para a criação do programa Juntos por Minas. A parceria estabelece a cooperação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Advocacia-Geral do Estado (AGE) com o MPMG na identificação de projetos de interesse público.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Por meio do programa, os recursos de fundos ou obrigações impostas nos acordos ou Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) serão destinados a projetos prioritários. Além disso, a cooperação possibilitará a otimização dos recursos relacionados às transações realizadas pelo MPMG e ajudará as promotorias na identificação de políticas públicas essenciais para as regiões do estado. 

O governador Romeu Zema participou do evento de assinatura do acordo que estabeleceu o programa e destacou a atuação em conjunto dos órgãos. “Como o MPMG tem esse poder de realizar os Termos de Ajustamento de Conduta, queremos muito que esses recursos venham a somar ao que o Estado já vem fazendo, como investimento em obras, infraestrutura e melhorias para os cidadãos. Reconheço e sou grato por esse trabalho em conjunto com o Ministério Público. Os mineiros, com toda certeza, farão bom uso desses recursos”, afirmou o governador.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 25 de fevereiro

A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, ressaltou que o acordo é um marco para o Estado. “A assinatura deste protocolo de intenções é um momento histórico, pois demonstra as instituições trabalhando de maneira conjunta com uma visão única de Estado, buscando direcionar, de maneira mais efetiva, recursos que são públicos para gerar benefícios para a população. Quando o propósito é o mesmo e, mais do que tudo, é um bom propósito, os caminhos surgem, e não tenho dúvidas de que a parceria é o melhor caminho”, disse.

“Não há limitações para acharmos os melhores caminhos e nem formalidades desnecessárias. Nós temos um vasto caminho a percorrer e um mundo novo da justiça negocial. Estamos diante de grandes desafios e vamos atuar para encontrar, em conjunto, grandes soluções para sanar os problemas”, enfatizou o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

Com a implementação do Juntos por Minas,  o Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parceiros (CGCRP), da Seplag, irá apresentar periodicamente um portfólio de projetos ao MPMG. Em contrapartida, o Ministério Público apresentará ao Comitê suas demandas de projetos e fará a coordenação do cumprimento do Protocolo de Intenções e o direcionamento de recursos dos fundos. A Seplag pretende ainda ampliar o programa para atuar em parceria também com o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Leia Também:  Minas Gerais inicia 2022 com novo recorde nas exportações do agronegócio 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Participação do Sindiextra na Mesa Redonda do Ministério Público Estadual

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA