Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Programa propõe metodologia que potencializa desempenho de alunos, professores e comunidade

Publicados

em

Pensando na melhoria do aprendizado e na ampliação da participação das famílias dos estudantes no ambiente escolar, as escolas da rede estadual de ensino, que fazem parte da Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide), estão realizando ações chamadas “Ver e Agir”, parte de metodologia usada para identificar problemas que impactam diretamente no desenvolvimento dos estudantes.

As escolas participantes estão desenvolvendo atividades como “A Mochila e o 5S”, para a melhoria dos resultados pedagógicos. Coordenadora da Gide na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Clareci Nunes Siqueira da Silva explica que o nome “5S” representa as iniciais de palavras japonesas relacionadas aos cinco sensos: utilização, organização, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina. “Este é um instrumento para a formação de hábitos saudáveis entre os professores, estudantes e a comunidade escolar, visto que um ambiente limpo e organizado otimiza o tempo e facilita a aprendizagem”, explicou.

As ações “Ver e Agir” também ajudam os estudantes a se organizarem melhor para a rotina de estudos. Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, consultores da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), analistas da SEE/MG e representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) já visitaram cerca de 59 escolas. Durante as visitas foi observado, ainda, “o painel de Gestão à Vista”, indicador que demonstra os resultados alcançados pelas escolas.

Leia Também:  Educação investe mais de R$5 milhões na aquisição de amplificadores de voz para auxiliar professores da rede estadual em sala de aula

Mais de 2 mil gestores escolares e professores foram capacitados e sensibilizados com relação à metodologia da Gide em Minas Gerais. Em todo o estado, 1.009 unidades de ensino da rede estadual participam da iniciativa, que integra as ações do programa Gestão pela Aprendizagem, da SEE/MG.

Programa Gide

O projeto Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide) faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), no contexto do Programa Gestão pela Aprendizagem, em agosto de 2019.

A Gide é um sistema desenvolvido pela FDG, que unifica e foca os esforços e recursos da escola em objetivos, metas e ações para a melhoria de resultados e processos, fundamentado no método Planejar, Executar, Verificar, Atuar (PDCA) e no gerenciamento do processo pedagógico a partir de fatos e dados.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Copasa promove troca em equipes enviadas ao Rio Grande do Sul

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA