Minas Gerais

Governo apresenta UAI Compartilha para prefeitos e empresários

Publicados

em

A primeira edição do Minas Avança – Cidades contou com a apresentação da experiência do Governo de Minas com o programa UAI Compartilha.

Secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Luísa Barreto destacou o programa coordenado pela secretaria, que busca ampliar a rede das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) por meio de parcerias do Estado com municípios interessados em implantar uma central para prestação de serviços públicos.

O Minas Avança – Cidades foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pelo Invest Minas, com objetivo de estimular a atração de investimentos nos municípios mineiros.

“O Governo de Minas está buscando com o UAI Compartilha levar os serviços públicos de maneira integrada para uma lógica municipal que atenda às necessidades de cada localidade. O programa promove a facilidade de acesso aos serviços públicos, aprimora o atendimento, reduz custos e facilita a vida do cidadão”, reforçou a secretária.

Divisão de custos

Luísa também esclareceu a responsabilidade do Estado em compartilhar a expertise e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção de uma central de atendimento, além de articular com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local. O município, por outro lado, assume os custos com implantação e custeio da unidade.

Leia Também:  Governo de Minas e MPMG firmam acordo para licenciamento e fiscalização de estruturas de contenção de barragens

“Estamos implementando soluções inovadoras para simplificar procedimentos e ampliar o acesso aos serviços públicos. É muito importante trazer esse olhar para a realidade municipal. Muitos moradores precisavam se deslocar até outras cidades para realizar alguns serviços e, com o UAI Compartilha, terão a facilidade de contar com serviços integrados em um único local em sua cidade”, completou Luísa Barreto.

Atualmente, Minas Gerais conta com 32 UAIs. A primeira unidade do UAI Compartilha foi inaugurada em dezembro do ano passado, em Leopoldina, e mais duas serão inauguradas ainda nesta semana, em Três Corações e Itajubá. Outros 23 convênios já estão assinados entre a Seplag-MG e municípios interessados.

O Minas Avança – Cidades, evento que reuniu gestores estaduais, prefeituras e empresários, foi realizado na terça-feira (21/6).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Segunda parte do Fomento Agro começa em Brumadinho e vai atender 132 produtores rurais
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA