Minas Gerais
Publicadas resoluções sobre os quadros de magistério e administrativo da rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, nesta quarta-feira (5/10), as resoluções SEE Nº 4.773 e Nº 4.774, que dispõem sobre critérios e procedimentos de inscrição e classificação dos candidatos para o cadastro de reserva para a convocação temporária de candidatos ao quadro do magistério e contratação para o quadro administrativo da rede estadual de ensino. Os documentos também estão disponíveis no Diário Oficial.
A convocação ao quadro do magistério será para as funções de analista educacional/inspetor escolar (ANE/IE), especialista em educação básica (EEB) e professor de educação básica (PEB). Já as contratações para o quadro administrativo são destinadas às funções de auxiliar de serviços de educação básica (ASB), assistente técnico de educação básica (ATB) e o analista de educação básica (AEB).
A inscrição para os candidatos à convocação e contratação terá início às 10h de 21/10 e vai até às 23h59 de 30/10, pelo site https://inscricao.educacao.mg.gov.br. O link estará disponível no primeiro dia de inscrições. A divulgação preliminar da listagem de classificação dos candidatos está prevista para 17/11, após as 17h. A partir desta data, até 21/11, também será possível fazer correção ou alteração dos dados informados na primeira etapa, caso necessário. A divulgação da classificação definitiva está prevista para o dia 7/12, após as 17h.
Convocação temporária ao quadro do magistério
O candidato à convocação temporária poderá se inscrever para as seguintes funções do magistério: analista educacional/inspetor escolar (ANE/IE), especialista em educação básica (EEB) e professor de educação básica (PEB) nas modalidades de ensino regular, educação especial, educação integral, educação profissional e conservatórios estaduais de música.
Antes de iniciar a inscrição, o candidato deve se certificar da existência, no município, da função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se inscrever. O candidato deverá efetuar sua inscrição pela internet, no endereço eletrônico https://inscricao.educacao.mg.gov.br. O objetivo é a formação de cadastro de reserva de candidatos para convocação temporária ao exercício de funções do quadro do magistério e terá validade até 31/12/2023, podendo ser prorrogada por um ano.
O candidato poderá realizar até dez inscrições distintas e de livre escolha, para o quadro de magistério, sendo até seis inscrições para as modalidades do ensino regular, educação especial, educação integral e conservatório de música e até quatro para a modalidade da educação profissional. No ato da convocação temporária, deverão ser observadas as normas vigentes para o acúmulo de cargos.
Contratação temporária para quadro administrativo
O candidato à contratação temporária poderá se inscrever no cadastro de reserva para as seguintes funções do quadro administrativo das unidades da rede estadual de ensino: analista de educação básica (AEB) – assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional; assistente técnico de educação básica (ATB) e auxiliar de serviços de educação básica (ASB).
Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar de que há no município a função na qual pretende se inscrever. O interessado poderá realizar até seis inscrições no cadastro de reserva de livre escolha, observando, no ato da contratação temporária, as normas vigentes para o acúmulo de cargos, conforme previsto em legislação própria.
O candidato deverá efetuar sua inscrição pela internet neste link.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.