Minas Gerais

Ipatinga: PCMG inaugura sala de escuta para crianças e adolescentes 

Publicados

em

Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, nesta segunda-feira (10/10), a Sala de Escuta Especializada e de Depoimento Especial na sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Ipatinga, região do Rio Doce. Agora, é oferecido ao público infantojuvenil um espaço lúdico e adequado, em consonância com as atividades investigativas da PCMG, de forma a evitar a revitimização.

PCMG / Divulgação

Na nova sala, as crianças e os adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, poderão usufruir de um ambiente saudável e apropriado para prestarem informações, preservando sua privacidade e intimidade, na presença de profissional capacitado, o que possibilita a produção de prova técnica de qualidade por parte da Polícia Civil. “A sala de escuta especializada é mais um avanço no atendimento à população por parte da Polícia Civil, por meio da Deam”, resume a delegada titular Ana Paula Passagli da Cruz.

Técnica

A técnica da escuta especializada e do depoimento especial tem como principal finalidade reduzir os traumas da situação vivenciada, além de resguardar crianças e adolescentes do desconforto e do constrangimento que possam advir da coleta do seu depoimento em formato tradicional. Busca, ainda, evitar a revitimização e proporcionar o registro visual de gestos corporais e expressões faciais que acompanham a fala, trazendo mais certeza para a prova produzida, bem como a possibilidade de revisão da gravação por profissionais da rede de proteção.

Leia Também:  TJMG inaugura novo fórum na Comarca de Nova Lima

Conforme previsão legal, a escuta especializada somente será realizada quando não for possível a busca de informações por outros meios e se revelar imprescindível ouvir a criança ou o adolescente para obter elementos mínimos sobre autoria e circunstância do fato, limitada ao estritamente necessário para cumprimento de sua finalidade. É garantida a livre narrativa sobre a situação de violência, sem interferência investigativa. Da mesma forma, e nesse mesmo sentido, nos casos em que a lei autoriza, poderá ser realizado o depoimento especial em unidade policial.

Acordo

Em Minas Gerais, foi firmado o Termo de Cooperação Interinstitucional nº 022/2021 entre os órgãos, instituições e entidades do estado, do campo da justiça, da segurança, da saúde e da educação, que estabeleceu ações e fluxos internos e interinstitucionais para a implantação da escuta especializada, apontando como cada agente da rede de proteção à criança e ao adolescente deve realizar o atendimento protetivo em caráter de acolhimento e acompanhamento.

Compõem a rede de proteção órgãos assistenciais (Creas e Cras), de saúde, de educação e de segurança pública, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, entre outros. A sala inaugurada hoje em Ipatinga contou com o apoio do Ministério Público local e do Poder Judiciário.

Leia Também:  Secretaria de Educação divulga cartilha com detalhes sobre o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar

O evento contou com a presença do chefe do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga, delegado-geral, Gilmaro Alves Ferreira; do delegado regional em Ipatinga, Thiago Alves Henriques; da delegada titular da Deam, Ana Paula Passagli da Cruz; do promotor de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial em Ipatinga, Jonas Junio Costa Monteiro; do capitão Lázaro Soares de Assis Filho, representando a Polícia Militar; da deputada estadual Rosângela Reis; entre outros convidados. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Chame a Frida: Polícia Civil de MG conquista 1º lugar em Concurso Inovação no Setor Público

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Chefe do Executivo esteve presente na inauguração do espaço gastronômico e feira na ABCZ

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA