Minas Gerais
Fundação João Pinheiro forma 40ª turma de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Na próxima sexta-feira (14/10), mais uma turma do curso de graduação em Administração Pública da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP) conclui sua etapa de formação superior para compor o quadro de servidores públicos estaduais. Os novos especialistas em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG), já empossados servidores públicos desde junho deste ano, chegam ao poder Executivo mineiro para expandir uma lista que conta com mais de 1,3 mil profissionais graduados e quase 31 mil pessoas capacitadas pela instituição.
O curso de graduação em administração pública é a etapa final de um concurso público anual que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar futuros servidores públicos que, depois de graduados, irão atuar nos diversos órgãos da estrutura administrativa estadual.
Precursora nesse tipo de concurso público, a EG/FJP se mantém na vanguarda do ensino superior desde sua criação, em 1992, inovando nas abordagens e nos formatos educacionais para o aperfeiçoamento técnico de servidores públicos e demais interessados na área. Sua carteira de cursos foi construída e é aperfeiçoada continuamente para atender às mais diversas necessidades da gestão municipal, estadual e federal: são oferecidas formação e reciclagem nos níveis de capacitação, formação executiva, graduação, especialização e mestrado.
Com o objetivo de preparar o aluno para compreender e atuar na análise, no planejamento e aprimoramento das políticas públicas, os cursos da EG utilizam uma abordagem integrada e moderna das disciplinas, partindo de conceitos multidisciplinares e fornecendo instrumentos tanto para uma reflexão aprofundada e permanente sobre a realidade do setor público quanto para uma atuação mais qualificada nos diferentes campos de atuação inseridos no contexto governamental.
“A Escola de Governo possui uma trajetória de excelência na profissionalização do serviço público e é reconhecida para além das fronteiras de Minas Gerais. Ela é referência em meios acadêmicos nacionais”, observa a diretora geral da EG, Maria Isabel Araújo Rodrigues.
Oportunidades
O concurso público 2023 para a carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental recebe inscrições até 13/10. Para participar, o interessado deverá consultar o Edital nº 6/2022, estar inscrito para o Enem 2022 e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60. Os candidatos serão classificados e habilitados no limite das 40 vagas oferecidas para cursar a graduação em administração pública e, uma vez formados, irão ingressar na carreira de EPPGG. Com duração de quatro anos, o curso de graduação é gratuito e oferece aos estudantes bolsa mensal no valor de um salário-mínimo. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação CefetMinas, no link correspondente ao Concurso Público da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão/Fundação João Pinheiro para cargos de provimento efetivo da carreira de EPPGG.
Para os já graduados, a FJP irá receber, entre os dias 1º/11 e 30/12, inscrições para processo seletivo para o mestrado em Administração Pública, turma 2023-2025. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no endereço academico2.fjp.mg.gov.br/processoseletivo e submeter, neste mesmo endereço, os documentos descritos no edital nº 7/2022. A taxa de inscrição é de R$ 120.
“Recomendo que essas oportunidades sejam consideradas por todos os que sintam que têm vocação para contribuir para uma administração pública mais moderna e inovadora”, conclui Maria Isabel Rodrigues.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
PCMG Freia Golpes Contra Aposentados na Região
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Acidentes aumentam 14% em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Senar Minas: 32 anos impulsionando o agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cervejeira abre 11 mil oportunidades
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Unimontes tem boas notas no Enade
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sigma Lithium demonstra resultados da transformação socioeconômica em Araçuaí e Itinga