Minas Gerais
Painel de Indicadores do Sisema apresenta novos dados de desempenho dos órgãos ambientais do Estado
O Painel de Indicadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) recebeu neste mês um novo pacote de atualizações. A plataforma, que reúne dados relacionados à gestão ambiental do Estado, foi atualizada e conta agora com informações referentes às Unidades de Conservação e Fauna Silvestre de Minas Gerais.
Além dos novos indicadores, o usuário tem acesso também aos resultados, atualizados mensalmente, de áreas como Fiscalização, Autos de Infração, Licenciamento, Denúncias e Requerimentos. Acesse o painel neste link.
A nova versão traz ainda o acompanhamento das metas relativas à ajuda de custo das quatro casas que integram o Sisema: Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), incluindo suas respectivas unidades regionais.
As metas e indicadores estão alinhados aos documentos formais de planejamento do Governo de Minas. Entre eles, o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI); Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e/ou planejamento formal de cada órgão ou entidade.
“Nosso objetivo é trazer não apenas aos gestores e servidores do Sisema, mas também a toda a sociedade, dados capazes de nortear a formulação de políticas públicas voltadas ao meio ambiente, comunicando resultados e ampliando a transparência do setor público”, explica a assessora chefe da Assessoria Estratégica (Aest) da Semad, Nathália Hazan, setor responsável pelo desenvolvimento e atualização do Painel de Indicadores Sisema.
Como usarAo acessar a plataforma, o usuário encontra as duas sessões iniciais: “Ajuda de Custo” e “Outros Indicadores”. O primeiro apresenta as metas globais relacionadas a convênios, redução do passivo de outorgas pelo uso da água e Documentos Autorizativos para Intervenção Ambiental (DAIA), além de dados sobre ações de fiscalização.
Na sessão “Outros Indicadores”, estão reunidas as informações sobre Autos de Infração, Demandas da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), Denúncias, Requisições, Fiscalizações, Unidades de Conservação Estaduais e Fauna Silvestre. Cada um dos temas conta com filtros, no quais é possível selecionar os dados por localidade, unidade regional, tipos de infração, biomas, entre outros.
Um tutorial em vídeo foi desenvolvido para auxiliar os usuários na utilização da plataforma. Clique aqui para assistir.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.