Minas Gerais

Com Itinerários Formativos, Novo Ensino Médio abre espaço para a formação de valores e protagonismo dos estudantes mineiros

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Os alunos que ingressaram no 1º ano do ensino médio em 2022 encontram novidades e uma etapa de ensino diferente da que antes era oferecida. É que neste ano foi iniciada a implementação do Novo Ensino Médio, com as mudanças previstas na Lei Federal nº 13.415/17. Os estudantes agora passaram a ter carga horária maior e podem escolher e se aprofundar em conhecimentos nas áreas formativas de interesse. Para possibilitar essas escolhas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) organizou itinerários de aprofundamento que têm orientado o trabalho pedagógico do professor. 

Neste novo modelo, a formação básica é alinhada aos Itinerários Formativos para atender os princípios da formação humana integrada ao protagonismo juvenil, proporcionando uma flexibilidade no currículo do aluno. É no Itinerário Formativo que o estudante pode vivenciar componentes curriculares diferenciados como o Projeto de Vida, que articula a construção de conhecimentos para a formação de valores e protagonismo do aluno, possibilitando a ampliação de visão de mundo, tomada de decisão, autonomia e responsabilidade. 

A diretora de ensino médio da SEE/MG, Rosely Lima, explica como funciona o novo modelo. “A ideia é que os estudantes possam escolher e se aprofundar na área de conhecimento entre as oferecidas nas instituições de acordo com os seus interesses. O Itinerário Formativo está organizado por Unidades Curriculares que são disponibilizadas igualmente para toda a rede ao longo de todo o percurso, mas permite uma escolha anual de todos os estudantes a partir do segundo ano”, explica Rosely.

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Adaptação 

Na Escola Estadual Paschoal Comanducci, em Belo Horizonte, os alunos receberam de forma positiva as mudanças. “O Novo Ensino Médio serve para ampliar as áreas de conhecimento e fazer uma preparação para quando sairmos da escola, ampliando os horizontes do mundo do trabalho e faculdade, entre outros”, comenta a aluna Giovana Cristine Pinheiro Lopes, 15 anos, que cursa o 1º ano do ensino médio na escola.
A implementação do Novo Ensino Médio está sendo feita de forma gradual na rede estadual de ensino mineira e será concluída em todas as etapas (do 1° ao 3° ano) em 2024.  “A rede mineira vem implementando o Novo Ensino Médio de forma gradual, cuidadosa e responsável em razão das inovações trazidas pelo Currículo Referência Minas Gerais do Ensino Médio (CRMG) e, em especial, por seu robusto sistema de ensino. Em 2022, realizamos a implementação para todas as turmas de 1º ano, possibilitando a apropriação gradativa da nova arquitetura escolar. Em 2023, a SEE/MG vai ampliar essa vivência pedagógica para todas as turmas do 2º ano, e em 2024, turmas do 3º ano também serão contempladas”, explica a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima. 

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Projeto de Vida

Também entre as principais novidades, está o Projeto de Vida, um grande destaque entre os estudantes. O Projeto de Vida permite que os alunos recebam apoio pedagógico para que possam descobrir seus objetivos, anseios pessoais e profissionais em atividades ministradas durante as aulas, elaborando estratégias para concretizar tais objetivos. 

A diretora da Escola Estadual Paschoal Comanducci, Renata Corrêa, explica como o componente funciona. “O projeto de vida faz parte do novo plano curricular do ensino médio. As aulas tem o propósito de atividades que retratem a realidade do estudante, abrindo o leque para que ele possa ter clareza de qual área seguir, principalmente no campo profissional”, explica a diretora. 

Fonte: Agência Minas

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Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

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O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

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