Minas Gerais
Minas avança no fornecimento de serviços de saneamento, resíduos sólidos e acesso à água
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), segue trabalhando para aprimorar o fornecimento dos serviços de saneamento, tratamento de resíduos sólidos e de acesso à água em todo o estado, apoiando ações e estratégias ao longo do território mineiro. Somente no 3º trimestre de 2022, foram inaugurados o Sistema de Esgotamento Sanitário, no município de Capitólio, no Sul de Minas, e a Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos, em Natalândia, no Noroeste do estado.
Além das ações citadas, está em execução um Termo de Cooperação Técnica da Semad junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para a perfuração de cem poços em 44 localidades do estado, dos quais 66 já foram perfurados. A medida irá ampliar e reforçar o acesso à água potável junto à comunidade rural, beneficiando diretamente 26 mil habitantes.
“Os poços tubulares profundos têm como desígnio principal reforçar o abastecimento e o acesso à água em comunidades rurais. Em áreas rurais, quando ocorre o período de estiagem, os poços tubulares têm sido uma ótima alternativa ou, muitas vezes, a única fonte de abastecimento de água, o que garante qualidade de vida para a população local”, destaca o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.
Capitólio
Em agosto, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o subsecretário Rodrigo Franco, acompanharam a inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade. As obras, que tiveram início em 2009, foram viabilizadas por meio de recurso da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os trabalhos, no entanto, foram paralisados em 2012 e retomados em 2019. Para conclusão de todo o sistema, foram investidos R$ 8.263.543,40. A obra beneficiará mais de 8.600 habitantes.
“A Estação de Tratamento é uma demanda antiga da cidade, uma obra que infelizmente ficou parada durante outras gestões. Agora, o esgoto coletado no município receberá tratamento adequado e retornará à natureza, despoluído. Como resultado, temos águas mais limpas, preservação da fauna e flora local, melhora da qualidade de vida da população e maior fomento ao turismo na região”, disse o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva.
Natalândia
Em setembro, a secretária e o subsecretário também estiveram em Natalândia para a inauguração da Usina de Triagem e Compostagem do município. O local, construído ao custo de R$ 285.791,55 irá auxiliar na separação e classificação de diversos resíduos sólidos, beneficiando 3.280 habitantes.
Avanços no acesso à água
Para reforçar o acesso à água potável junto à comunidade rural do estado, a Semad formalizou, em 2020, o Termo de Cooperação Técnica com a Copasa para a perfuração de cem poços tubulares profundos em todo o território mineiro. Após a assinatura do termo, um Edital de Chamamento Público para seleção de municípios interessados em receber a perfuração foi realizado, resultando em cem localidades classificadas em 44 municípios.
Até o mês de setembro, foram perfurados 66 poços para fornecimento de água no estado. As demais 34 perfurações estão previstas para ocorrer até o final de dezembro, junto do lançamento do próximo Edital de Chamamento Público que selecionará mais municípios a serem beneficiados.
Após a perfuração, os poços passam por uma série de análises para serem declarados aptos a serem equipados. Já se encontram em processo de equipagem pela municipalidade os poços das comunidades de Água Limpa, João Gote, Olaria, Campo Grande, do município de Ouro Branco; comunidades Funil, Ivo, Boa Vista (Cachoeira) e Vargem grande, do município de Braúnas; e Palmital, do município de Felício dos Santos.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marilia Melo, pondera que, em momentos atuais, a carência de água potável para consumo humano e de saneamento básico tem se tornado uma dificuldade que preocupa as populações e gestores locais. “Desse modo, a implantação de poços tubulares profundo é considerada uma das soluções para o problema, uma vez que possui rápida execução e baixo custo, resultando desta forma na ampliação e no acesso à agua potável à população rural”, afirma.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.